A escola e a aprendizagem em tempos de Coronavírus no município de Adamantina

28/04/2020 17h14

Adamantina, 28 de abril de 2020 – De um dia para o outro nos deparamos com aulas suspensas, férias ou recesso, isolamento social, o desafio da Educação a distância, uso das tecnologias, acesso à internet, as desigualdades sociais, a necessidade de aprendizagem das crianças, as dificuldades dos pais… Nossa! É muita informação para processar. Não é isso que estamos pensando ou sentindo? Mas, calma, estamos todos juntos e vivendo essa situação inédita, nunca antes imaginada por nenhum de nós. É normal que estejamos assim.

Agora, nos perguntamos: o que podemos fazer nesse momento? Primeiro: se acalmar, procurar manter uma rotina saudável e o mais normal possível em casa, prevendo momentos de leitura, de atividade física, de relaxamento. Além das atividades normais da família, fazer o isolamento social, ficar atento a notícias falsas e se cuidar evitando o contágio do coronavírus.

Mas o que podemos fazer pelos nossos alunos? Como orientá-los na continuidade dos estudos para que mantenham a rotina e se preparando para a volta, mesmo que ela possa demorar mais do que pensamos? Pensando nisso a Secretaria de Educação juntamente com as equipes das escolas municipais estão orientando as famílias a criar uma rotina de estudos para as crianças usando os meios de comunicação disponíveis.

Os professores estão se organizando e enviando atividades com orientações para que os alunos realizem em casa junto com a família. Isso acontecerá nas EMEIs ciclo I (creches), nas EMEIs ciclo II (pré-escola) e nas EMEFs ( 1º ano e 5º ano). As atividades propostas buscarão atender os direitos de aprendizagens dos alunos adaptados ao momento que estamos vivendo. Teremos propostas de atividades escritas, de leitura, lúdicas através de jogos e brincadeiras e também atividades digitais.

Estamos na torcida para que esse momento difícil passe logo e que possamos retomar as atividades presenciais com segurança o mais breve possível. A equipe da secretaria da educação juntamente com as equipes das escolas estamos a disposição para sanar eventuais dúvidas. Contamos com o apoio das famílias, pois juntos enfrentaremos esse desafio e sairemos mais fortalecidos com uma parceria sucesso.

 

Osvaldo José
Adriana Maria Muniz
Maria Angélica dos Santos Feitoza
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Ludhmila Jorge

Alunos da EE Helen Keller recebem certificados e moção de congratulações e aplausos

23/06/2024 16h53 Por: Tiago Rafael dos Santos Alves No último dia 18 (terça-feira), os alunos da EE Helen Keller, receberam certificados referentes ao desenvolvimento da

Governo de SP anuncia volta da Feicorte, maior feira latina indoor de pecuária de corte

21/06/2024 16h58 Depois de dez anos da última edição, Feicorte 2024 será realizada entre os dias 19 e 23 de novembro, na cidade de Presidente

Como drones e satélites ajudam no combate e prevenção de incêndios em SP

21/06/2024 16h50 Além dos equipamentos que sobrevoam unidades de conservação, Governo de SP conta com mapas que monitoram focos de incêndios em tempo real Sex,

00:00