Abertura do V EPEDU discute protagonismo na educação

06/02/2025 17h04

Encontro reúne docentes e servidores técnico-administrativos de 3 a 7 de fevereiro no Câmpus II


Por Priscila Caldeira


Com o auditório lotado de professores e servidores técnico-administrativos, o Centro Universitário de Adamantina realizou a abertura do 5º Encontro Pedagógico para Docentes 2025 (V EPEDU) na noite desta segunda-feira, 3.

O objetivo das pró-reitorias de Ensino (PROENS), Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e Extensão (PROEXT) é intensificar as atividades de capacitação e planejamento. A programação, nos três períodos do dia, se estende até o dia 7, com palestras, oficinas e minicursos no Câmpus II (Av. Francisco Bellusci, nº 1.000).

Após a palavra do reitor, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, houve a ministração da palestra “A arte de ser protagonista na educação” pelo Prof. Nailor Marques Junior. “Estou muito feliz em conhecer Adamantina e muito grato pelo convite. Espero que os professores possam pensar comigo a forma como enxergo a educação. Quero poder contribuir com o processo deles. Vim provocar as pessoas a pensarem sobre a jornada do homem, como chegamos a ser quem somos”, afirmou.

Apresentação do reitor

O reitor fez uma apresentação sobre o balanço de investimentos da gestão desde julho de 2021, tais como os avanços na qualidade do ensino, pesquisa e extensão, nos prazos de renovação de reconhecimento dos cursos, o comparativo de projetos de pesquisa cadastrados ao longo da gestão, o credenciamento do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos, os projetos extensionistas cadastrados e a instalação da usina fotovoltaica.

Em sua explanação, o dirigente também mencionou a criação de laboratórios de informática, a revitalização da horta solidária, os investimentos do projeto de acessibilidade e a revitalização do Câmpus II, principalmente nas estruturas metálicas, a identificação visual dos blocos e os investimentos em torno de R$30 milhões na infraestrutura, projeto elétrico e equipamentos na Santa Casa de Adamantina.

O Prof. Dr. Alexandre demonstrou o aumento no número de licitações realizadas, o aumento do número de matriculados e falou a respeito dos desafios da FAI enquanto instituição municipal de ensino superior. Explicou sobre o andamento do projeto de instalação do Câmpus fora de sede como fonte de renda para a FAI e anunciou o reajuste salarial aos servidores.

“Este evento tem o objetivo de alinhar todo o corpo docente e o administrativo para todas as metas e as programações que desenvolveremos durante o ano letivo de 2025. A educação, assim como a tecnologia, está sempre em movimento e atualização. O propósito desse encontro é atualizar os nossos professores e servidores, tanto no ensino, como na pesquisa e na extensão”, finalizou o vice-reitor Prof. Dr. Wendel Cléber Soares.

Crédito das fotos: João Pedro Neres
Legendas:

Foto 6789: EPEDU reuniu docentes e servidores técnico-administrativos, no auditório Miguel Reale, em palestra sobre o protagonismo na educação

Fotos 6775 e 6800: Reitor fez uma apresentação sobre o balanço de investimentos da gestão desde julho de 2021

Fotos 6846 e 6832: Prof. Nailor Marques Junior ministrou sobre “A arte de ser protagonista na educação” 

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Curso de Estética e Cosmética da FAI promove Semana Acadêmica de 24 a 26 de setembro

09/09/2025   15h55 Evento é aberto ao público geral e programação conta com workshops e exposições Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O curso de Estética

Interdição no pontilhão da rua Joaquim Nabuco no período da tarde continua até quinta-feira (11)

09/09/2025    15h36 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Planejamento, informa que em virtude do início das obras no pontilhão da rua

Programa Cidade Empreendedora realiza em Adamantina um Encontro de Negócios

09/09/2025    15h32 Programação que é gratuita acontecerá no dia 24 de setembro a partir das 18h30 na Biblioteca Municipal Jurema Citeli; interessados devem efetivar

00:00