Adamantina – Centro Integrado de Saúde (CIS) é inaugurado
11/12/2019 10h30
Denominado Dr. João Salvi, o Centro Integrado de Saúde (CIS), foi inaugurado na manhã de segunda-feira (09).
Um projeto que teve início na gestão do Ex-prefeito Kiko Micheloni, com a participação do então deputado Federal Eleuses Paiva, e da vereadora Maria de Lourdes Santos Gil.
Na época, a conquista foi da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um projeto do governo Federal.
O investimento inicial foi de R$ 1.358 milhões de reais, entre recursos Federais e próprios do município, porém o projeto de instalação e manutenção da UPA, se mostrou inviável, e as obras ficaram paradas entre 2015 e 2018, sendo retomadas após uma ação conjunta das secretarias de Obras, Saúde, Agricultura, contando com a mão de obra dos reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária da cidade de Pacaembu, com a ajuda do Poder Judiciário.
Adamantina e Dracena foram as duas primeiras cidades do Brasil a conseguir a autorização para ocupar as instalações da UPA, desde de que fossem utilizadas para a saúde.
O sucesso da instalação do Centro Integrado de Saúde (CIS), foi a partir do empenho do prefeito Márcio Cardim, do poder Legislativo, e dos deputados Reinaldo Alguz e Enrico Misasi, junto ao Ministro da Saúde, que concedeu a autorização para a instalação da nova unidade de saúde em Adamantina.
Durante a solenidade de inauguração, foi feito um agradecimento especial ao M.M. Juiz de Direito Fábio Alexandre Marinelli Sola, por autorizar a utilização da mão de obra dos reeducandos nas obras do Centro Integrado de Saúde.
Presentes na solenidade, autoridades do poder Executivo, do Legislativo, assessores parlamentares, corpo clínico e administrativo da Santa Casa, e UniFAI.
Fizeram uso da palavra, o secretário de Saúde, Gustavo Rufino Taniguchi; o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva; Vice-prefeita, Ana Maria Romanini Micheloni; a Primeira-dama, Marisa Cardim; o deputado Estadual Reinaldo Alguz; o deputado Federal, Enrico Misasi; o presidente da Câmara, Eder do Nascimento Ruete; e o prefeito Márcio Cardim.
De maneira uníssona, todos que fizeram uso da palavra, demonstraram ser a união de esforços que possibilitou a conquista da agora inaugurada Unidade de Saúde que serve de modelo para o Brasil.
O pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, Afonso Maniscalco ministrou a Bênção, em seguida foi feito o descerramento da placa de inauguração.
Os links de áudio com os pronunciamentos, e com as entrevistas, você encontra logo abaixo da matéria.
Erivaldo Lopes
Jornalista
áudio do pronunciamento das autoridades
entrevista com o deputado Enrico Misasi
entrevista com o deputado Reinaldo Alguz
entrevista com o reitor da UniFAI Paulo Sérgio da Silva
entrevista com o prefeito Márcio Cardim