Adamantina conquista primeiro lugar no Programa Município Agro Paulista
16/12/2025 15h08
Cidade recebeu o repasse de 200 mil reais do Governo do Estado de São Paulo

Adamantina conquistou o primeiro lugar no Programa Município Agro Paulista – Edição 2025. A solenidade foi realizada na tarde de ontem (15), no Palácio dos Bandeirantes. Com isso, a cidade recebeu o repasse de 200 mil reais do Governo do Estado de São Paulo.
Conforme o Governo do Estado de São Paulo, nesta edição foram certificadas 125 prefeituras por desenvolver boas práticas de gestão no campo e 90 delas receberam repasses financeiros. Adamantina obteve o primeiro lugar no grupo 2 que contempla municípios que tem PIB entre R$ 500 milhões e R$ 3 bilhões, seguida pelas cidades de Pedreira e Itápolis.
A cerimônia contou com a participação do secretário de agricultura do município, Luis Henrique Fernandes “Tito”, Débora Queiroz, diretora de agricultura e abastecimento, Paula Hatsumura, técnica em meio ambiente.
Ainda de acordo com o Governo do Estado, a seleção dos municípios premiados considerou um conjunto de indicadores que medem governança, planejamento territorial, sustentabilidade, inovação e capacidade de execução.
Em Adamantina, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) realizou um planejamento estruturando as ações, os projetos e as atividades alinhadas às exigências das diretivas do Programa Município Agro e às necessidades dos produtores rurais do município.
O trabalho realizado foi desenvolvido com base no fortalecimento do meio rural, na valorização do produtor rural e na promoção de uma agricultura cada vez mais sustentável, eficiente e alinhada às boas práticas de produção.
“A execução das ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, contou com a colaboração de diversas secretarias municipais, evidenciando o caráter integrado e transversal das políticas públicas voltadas ao meio rural. Além disso, o município contou com o apoio fundamental de instituições estratégicas, como a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), o SEBRAE, a APTA, a Defesa Agropecuária e o Sindicato Rural de Adamantina, que contribuíram com orientações técnicas, capacitações, apoio institucional e na realização de ações conjuntas”, afirmou o secretário pasta, Luis Henrique Fernandes.