Adamantina registra 18 casos confirmados de dengue e entra em estágio de atenção

22/06/2026   12h33

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o município registra 18 casos confirmados de dengue, com taxa de positividade de 5,13%, diante de um total de 351 notificações. Com isso, a cidade passa a ser classificada em estágio de atenção.

O cenário reforça a necessidade de prevenção, especialmente neste período de tempo instável, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

De acordo com os dados epidemiológicos, a área atendida pela UBS Mário Covas concentra o maior número de confirmações, com 8 casos positivos entre 99 notificações. Em seguida, aparecem as regiões do Jardim Brasil e Jardim Adamantina, com 2 casos positivos cada.

Também há registros na área da UBS Nove de Julho, com 3 casos confirmados. Já as regiões da Cecap, CICMA e Dorigo apresentam 1 caso confirmado em cada localidade. A Vila Jardim contabiliza 39 notificações, sem casos positivos até o momento.

Diante desse cenário, a Administração Municipal reforça a importância da mobilização da população no combate aos criadouros do mosquito.

Medidas de prevenção
Vasos de plantas: elimine pratinhos ou preencha com areia até a borda
Calhas: mantenha limpas e desobstruídas
Bebedouros de animais: higienize diariamente com água e sabão
Lixo e entulho: mantenha recipientes fechados e evite exposição à chuva
Caixas d’água: devem permanecer totalmente vedadas
Ralos: utilize telas ou mantenha fechados quando não estiverem em uso
Atenção aos sintomas

Em caso de sintomas, a orientação é procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e evitar a automedicação.

Medicamentos com ácido acetilsalicílico (como Aspirina) e anti-inflamatórios podem agravar o quadro clínico e aumentar o risco de complicações.

Sintomas mais comuns da dengue:
Febre alta e repentina (acima de 38°C)
Dor intensa no corpo e articulações
Dor atrás dos olhos
Manchas vermelhas na pele
Mal-estar e falta de apetite

A Prefeitura de Adamantina reforça que o combate à dengue depende da participação de toda a população.

 

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Diretor de Comunicação
Caio Vasques
Jornalista
Natacha Dominato

FAI e Sebrae promovem evento gratuito sobre inovação e mercado no dia 20 de agosto

11/08/2026   17h32 As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas diretamente pelo link: [https://forms.cloud.microsoft/r/5htmRZ7AUb Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina (FAI), em

FID 2026: conheça os municípios e os mais de 340 projetos pré-selecionados em São Paulo

11/08/2026   18h21 Iniciativas contemplam mobilidade, meio ambiente, infraestrutura urbana, acessibilidade, cultura, esporte e inclusão social em diferentes regiões do Estado A Secretaria da Justiça e

ExpoVerde 2026: comissão define detalhes da tradicional Cavalgada

11/08/2026   17h49 A comissão organizadora da ExpoVerde 2026 realizou na tarde desta terça-feira, 11 de agosto, uma reunião para definir os últimos detalhes da tradicional

PAT divulga vaga de emprego para empregada doméstica

11/08/2026   17h44 O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Adamantina,  órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com oportunidade de emprego aberta para

00:00