Adamantina tem cerca de 600 famílias aptas a receber o benefício do programa Gás do Povo

17/04/2026   16h00


O município de Adamantina conta atualmente com 589 famílias cadastradas e aptas a receber o benefício do programa Gás do Povo, iniciativa do Governo Federal que garante a recarga gratuita do botijão de gás de 13 kg para famílias de baixa renda.

O benefício não é repassado em dinheiro, mas sim por meio de crédito, que permite a retirada direta do botijão em empresas credenciadas — sendo cinco pontos disponíveis no município.

A seleção das famílias é realizada exclusivamente pelo Governo Federal, por meio de cruzamento de dados e critérios específicos. À Secretaria Municipal cabe orientar e auxiliar as pessoas que atendem aos requisitos, especialmente no processo de inscrição e atualização do Cadastro Único (CadÚnico).

Quem tem direito ao benefício

Para receber o Gás do Povo, é necessário atender aos seguintes critérios:

– Estar inscrito no CadÚnico, com dados atualizados nos últimos 24 meses

– Ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário-mínimo

– A família deve ser composta por, no mínimo, duas pessoas (famílias unipessoais não são elegíveis no momento)

– Ter prioridade quem já recebe o Bolsa Família

– Estar com o CPF regular

Como funciona a recarga

O benefício é concedido por meio de vale-recarga, que permite a retirada do botijão de gás:

. Famílias com 2 ou 3 pessoas recebem 4 recargas por ano (a cada três meses)

. Famílias com 4 ou mais pessoas recebem 6 recargas por ano (a cada dois meses)

A retirada pode ser feita nas distribuidoras credenciadas utilizando o aplicativo Caixa Tem, o cartão do Bolsa Família ou código enviado por SMS.

Como consultar

As famílias podem verificar se têm direito ao benefício por meio do aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”, pelo Caixa Tem ou informando o CPF do responsável familiar.

Denúncias de suspeitas de irregularidades devem ser feitas pelos canais oficiais, por meio do telefone 121 do Governo Federal ou via mensagem de texto para o número (18) 99785-5801, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A iniciativa contribui diretamente para a segurança alimentar e o bem-estar das famílias, garantindo acesso a um item essencial no dia a dia.

fotos – servidores públicos da Secretaria Municipal de Assistência Social do setor de Cadastro Único

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Diretor de Comunicação
Caio Vasques
Jornalista
Natacha Dominato

 

FAI e Sebrae promovem evento gratuito sobre inovação e mercado no dia 20 de agosto

11/08/2026   17h32 As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas diretamente pelo link: [https://forms.cloud.microsoft/r/5htmRZ7AUb Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina (FAI), em

FID 2026: conheça os municípios e os mais de 340 projetos pré-selecionados em São Paulo

11/08/2026   18h21 Iniciativas contemplam mobilidade, meio ambiente, infraestrutura urbana, acessibilidade, cultura, esporte e inclusão social em diferentes regiões do Estado A Secretaria da Justiça e

ExpoVerde 2026: comissão define detalhes da tradicional Cavalgada

11/08/2026   17h49 A comissão organizadora da ExpoVerde 2026 realizou na tarde desta terça-feira, 11 de agosto, uma reunião para definir os últimos detalhes da tradicional

PAT divulga vaga de emprego para empregada doméstica

11/08/2026   17h44 O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Adamantina,  órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com oportunidade de emprego aberta para

00:00