Alunos de Logística participam de palestra sobre tarifas e os desafios das exportações do Brasil

21/08/2025   15h15

Palestra foi ministrada pelo diretor da Etec Eng. Herval Bellusci; alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Helen Keller também participaram como convidados

Por Assessoria de Imprensa

Na manhã desta quinta-feira, 21, os alunos do curso de Logística (Articulação do Ensinos Médio, Técnico e Superior – AMS) da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Adamantina e estudantes do curso técnico em Administração do Intercomplementar da Escola Técnica (Etec) Prof. Eudécio Luiz Vicente/Escola Estadual Helen Keller tiveram a oportunidade de mergulhar em um tema muito atual e importante: os desafios da exportação diante das tarifas americanas.

A palestra “Exportação e Tarifas Americanas – Desafios” foi conduzida pelo engenheiro agrônomo e diretor da Etec Eng. Herval Bellusci, Prof. José Geraldo de Souza, que trouxe um panorama claro e direto sobre a situação das exportações brasileiras. Um dos pontos centrais foi o recente “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos ao Brasil — uma medida que afeta diretamente a competitividade dos produtos brasileiros no exterior.

Com uma abordagem acessível e cheia de exemplos do dia a dia, o palestrante explicou como essas tarifas impactam não apenas o agronegócio, mas também diversos setores da economia, e como o cenário internacional exige planejamento estratégico, conhecimento técnico e muita resiliência por parte dos profissionais da área.

A atividade foi intermediada pelo Prof. Me. Paulo Roberto da Silva, coordenador do curso de Logística da Fatec Adamantina, que destacou a importância de discutir assuntos tão relevantes com os alunos desde cedo, conectando teoria e prática de forma dinâmica.

FATEC Palestra Sobre Tarifaco_logistica_21 Ago (1)FATEC Palestra Sobre Tarifaco_logistica_21 Ago (2)FATEC Palestra Sobre Tarifaco_logistica_21 Ago (3)FATEC Palestra Sobre Tarifaco_logistica_21 Ago (4)FATEC Palestra Sobre Tarifaco_logistica_21 Ago (5)


Legenda das fotos
Na palestra, o Prof. José Geraldo de Souza trouxe um panorama claro e direto sobre a situação das exportações brasileiras, com destaque para o recente “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos ao Brasil
Crédito das fotosDaniel Torres

FAI abre inscrições para vagas remanescentes do curso de Medicina via ENEM

14/01/2026   17h21 As inscrições devem ser feitas pelo site da instituição, www.fai.com.br, até o dia 1º de fevereiro Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina (FAI)

Sebrae-SP lança canal oficial no WhatsApp para empreendedores da região de Presidente Prudente

14/01/2026   15h17 Iniciativa fortalece a comunicação regional e amplia o acesso a conteúdo oficiais para pequenos negócios O Escritório Regional do Sebrae-SP em Presidente Prudente

Lei institui política de incentivo à formação de professor da educação básica

14/01/2026    14h41 Uma das principais medidas é a oferta de bolsas a estudantes que optarem por cursar licenciatura   13/01/2026 – 15:27 Fonte: Agência

00:00