Alunos de Logística participam de palestra sobre tarifas e os desafios das exportações do Brasil

21/08/2025   15h15

Palestra foi ministrada pelo diretor da Etec Eng. Herval Bellusci; alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Helen Keller também participaram como convidados

Por Assessoria de Imprensa

Na manhã desta quinta-feira, 21, os alunos do curso de Logística (Articulação do Ensinos Médio, Técnico e Superior – AMS) da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Adamantina e estudantes do curso técnico em Administração do Intercomplementar da Escola Técnica (Etec) Prof. Eudécio Luiz Vicente/Escola Estadual Helen Keller tiveram a oportunidade de mergulhar em um tema muito atual e importante: os desafios da exportação diante das tarifas americanas.

A palestra “Exportação e Tarifas Americanas – Desafios” foi conduzida pelo engenheiro agrônomo e diretor da Etec Eng. Herval Bellusci, Prof. José Geraldo de Souza, que trouxe um panorama claro e direto sobre a situação das exportações brasileiras. Um dos pontos centrais foi o recente “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos ao Brasil — uma medida que afeta diretamente a competitividade dos produtos brasileiros no exterior.

Com uma abordagem acessível e cheia de exemplos do dia a dia, o palestrante explicou como essas tarifas impactam não apenas o agronegócio, mas também diversos setores da economia, e como o cenário internacional exige planejamento estratégico, conhecimento técnico e muita resiliência por parte dos profissionais da área.

A atividade foi intermediada pelo Prof. Me. Paulo Roberto da Silva, coordenador do curso de Logística da Fatec Adamantina, que destacou a importância de discutir assuntos tão relevantes com os alunos desde cedo, conectando teoria e prática de forma dinâmica.

FATEC Palestra Sobre Tarifaco_logistica_21 Ago (1)FATEC Palestra Sobre Tarifaco_logistica_21 Ago (2)FATEC Palestra Sobre Tarifaco_logistica_21 Ago (3)FATEC Palestra Sobre Tarifaco_logistica_21 Ago (4)FATEC Palestra Sobre Tarifaco_logistica_21 Ago (5)


Legenda das fotos
: Na palestra, o Prof. José Geraldo de Souza trouxe um panorama claro e direto sobre a situação das exportações brasileiras, com destaque para o recente “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos ao Brasil
Crédito das fotos: Daniel Torres

Outubro Rosa: Adamantina promove Dia D de cuidados com a saúde da mulher em quatro UBSs

16/10/2026   17h53 Ação será realizada no sábado, 24 de outubro, das 8h às 16h, com coleta de exame preventivo, vacinação, testes rápidos e avaliação odontológica

Prefeitura de Adamantina anuncia mudança na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

16/10/2026    17h21 Ana Queila Macedo da Silva Zanardo deixa o cargo para se dedicar a projetos pessoais, e Gislaine Targa Neves Simoncelli assume a

Prefeitura de Adamantina informa mudança de endereço do serviço de agendamento da Saúde

16/10/2026   16h45 Atendimento ficará suspenso nos dias 22 e 23 de outubro; serviço será retomado na segunda-feira (26), em novo endereço, na região central A

00:00