Alunos indígenas protagonizam exposição e inspiram projeto de cultura de paz em Adamantina

21/10/2025   14h53

Idealizado pela juíza Ruth Duarte Menegatti, o “Calendário da Vida – Vozes da Terra” une arte e educação para promover diálogo, empatia e valorização da diversidade nas escolas

Por Jesana Lima


O Poder Judiciário da Comarca de Adamantina, por meio da juíza Dra. Ruth Duarte Menegatti, realiza no próximo dia 29 de outubro, às 14h, a cerimônia de premiação e abertura da exposição “Vozes da Terra”, mais uma etapa do projeto Calendário da Vida. O evento acontecerá na Instituição Carlos Pegoraro, em Adamantina (SP), e contará com apresentações culturais dos alunos da Escola Estadual Indígena Índia Maria Rosa, da Terra Indígena Icatu, localizada em Braúna.

Idealizado pela magistrada Ruth Duarte Menegatti, o projeto Calendário da Vida foi criado em 2017 e vem sendo reconhecido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo como uma das principais iniciativas do Judiciário voltadas à educação, cidadania e cultura de paz.

Em 2021, a ação recebeu destaque na 2ª edição do Prêmio #Rompa TJSP/Apamagis, por sua contribuição à ressocialização e à formação de valores humanos em adolescentes da Fundação CASA.

Nesta nova edição, o projeto expande suas fronteiras e alcança o público escolar e indígena, reforçando o papel da educação como instrumento de transformação social. O Calendário da Vida “Vozes da Terra” propõe reflexões sobre o respeito à diversidade, a igualdade de gênero e a convivência pacífica, estimulando a empatia desde a infância.

O projeto nasceu da necessidade de unir justiça, educação e empatia. Cada edição busca promover reflexão sobre a vida e o respeito às diferenças, fortalecendo o diálogo e o protagonismo dos alunos”, afirma a juíza Ruth Duarte Menegatti, idealizadora da iniciativa.

A exposição “Vozes da Terra” reúne trabalhos artísticos e reflexivos produzidos pelos estudantes indígenas, revelando a força simbólica da arte como expressão cultural, identidade coletiva e ferramenta de valorização da vida e da natureza.

Crédito da Imagem: TJ/SP

Serviço

Evento: Cerimônia de premiação e abertura da exposição “Vozes da Terra”
Data: 29 de outubro de 2025 (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Instituição Carlos Pegoraro – Adamantina (SP)
Realização: Poder Judiciário da Comarca de Adamantina

 

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Gustavo Amaral – MTb.: 0097737/SP
Centro Universitário de Adamantina

Detran-SP moderniza exame de CNH, autoriza carro automático e retira etapa de baliza

27/01/2026   11h13 Novas regras entram em vigor como parte das medidas para facilitar a CNH Os novos motoristas já podem economizar tempo e dinheiro para

Detran de São Paulo tira teste de baliza para exame da CNH

27/01/2026   10h55 Candidatos poderão fazer o teste usando veículo automático Agência Brasil Publicado em 27/01/2026 – 08:42 São Paulo O Departamento Estadual de Trânsito de

INSS não deixará de pagar aposentadoria a quem não tem nova identidade

27/01/2026   10h45 Circulam notícias falsas de que o INSS deixaria de pagar benefícios Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Publicado em 26/01/2026 – 18:13

00:00