Ar-condicionado, ventilador e banho gelado podem piorar sintomas de sinusite e rinite; veja cuidados

24/02/2025 16h33

A secura do ambiente resseca as paredes das vias áreas nasais, piorando espirros, coceiras no nariz e dor de cabeça


Além da piora dos sintomas da sinusite e da rinite, a secura do ar também pode facilitar o sangramento do nariz. Foto: Divulgação

Agência SP
Publicado em 24/02/2025 – 10:21

Ar-condicionado, ventilador e banho gelado são recursos comuns para enfrentar as ondas de calor. Porém, essas ferramentas podem piorar os sintomas da sinusite e da rinite, que são a infecção e a inflamação na mucosa nasal. Os dispositivos relacionados ao ar facilitam o ressecamento das vias aéreas nasais, e a água fria pode causar choque térmico, prejudicando o funcionamento do organismo. O ideal é preferir ambientes ventilados com umidificador e tomar banhos em temperaturas amenas.

Apesar de um recurso excelente para controlar a temperatura, o ar-condicionado retira a umidade do ar. A secura do ambiente resseca as paredes das vias áreas nasais, piorando espirros, coceiras no nariz e dor de cabeça, que são sintomas da rinite e da sinusite. O uso de ventilador também piora a situação, pois facilita que a poeira do ambiente se espalhe e seja inalada, intensificando os sinais das doenças.

LEIA TAMBÉM: Calorão de SP pode causar desidratação e mal-estar; saiba como se proteger

Além da piora dos sintomas da sinusite e da rinite, a secura do ar pode também facilitar o sangramento do nariz. O ressecamento das vias áreas nasais torna a revestimento da região mais sensível, propiciando o rompimento de pequenos vasos sanguíneos. Caso a situação ocorra, a orientação é realizar uma pinça com os dedos polegar e indicador e apertar a ponta do nariz. O uso de gelo ajuda a diminuir o fluxo de sangue na região.

O banho gelado para refrescar o calor também pode impactar no bem-estar físico, principalmente daqueles que tiverem em fases iniciais da sinusite. O choque térmico causado pela água gelada em contato com o corpo quente, pode impactar no desempenho das células de defesa do organismo e na capacidade de eliminação de secreção do nariz, o que facilita infecções das cavidades paranasais (sinusite).

LEIA TAMBÉM: Calorão pode afetar sono e disposição; veja recomendações para enfrentar as altas temperaturas

Por isso, a otorrinolaringologista Maria Dantas Costa Lima Godoy do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) indica o uso de ar-condicionado por tempo limitado, de ventiladores virados para a parede – nunca para a pessoa – e o banho em temperaturas amenas – nem extremamente gelada nem quente.

“Os cuidados precisam ser redobrados, principalmente com a hidratação. É importante lembrar de beber bastante água e lavar o nariz com soro fisiológico durante os dias de altas temperaturas”, comenta a especialista.

Energisa Sul-Sudeste percorre Adamantina e promove o 1º Encontro Guardião da Segurança

11/07/2025  16h46 Embora aberto ao público, o evento é voltado aos profissionais da construção civil, alertando sobre os cuidados à serem tomados ao se trabalhar

1º Encontro Guardião da Segurança aborda orientações para evitar acidentes elétricos na construção civil

11/07/2025  16h40 Direcionado a trabalhadores da construção civil, telecomunicações, lojas do setor e agentes públicos, evento gratuito será realizado no dia 15, no Auditório do Centro Universitário

Inscrições do Fies para este semestre começam na segunda-feira

11/07/2025  16h32 São 44 mil vagas para financiar graduação em faculdades privadas Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil Publicado em 10/07/2025 – 17:29 Brasília

00:00