BAMAD comemora 30 anos com festival de bandas marciais

15/06/2022 16h47

A Banda Marcial de Adamantina (BAMAD) completa este ano 30 anos de existência. Para comemorar a data, domingo (19) a partir das 16h no Parque dos Pioneiros será realizado um festival de bandas marciais.

De acordo com o maestro Valter Negrini, à frente da BAMAD desde 2002, comemorar a data é muito importante devido a contribuição social da banda na formação musical e cultural das crianças e adolescentes de Adamantina.
Negrini lembra que a BAMAD iniciou com instrumentos de fanfarra e aos poucos foi se transformando em banda marcial.

“Com os investimentos, novos instrumentos e equipamentos foram adquiridos, o que fez com que a qualidade e a formação fosse se aprimorando. A contratação de professores para aulas de dança, sopros e percussão, também contribuiu para que pudéssemos ampliar o atendimento e proporcionar uma melhor formação aos integrantes”, relembra.

Conforme ele conta, hoje a intenção é ampliar a formação com aulas de saxofone, flauta e clarinete. “Isso deve contribuir para que o grupo possa tocar peças mais complexas e completas, instrumentalmente falando”, afirma.

O maestro afirma que a banda é uma escola de música, dança, disciplina, cidadania e convivência em grupo, mas a formação social é o carro chefe do grupo. “Pessoas que passam por uma banda sempre tem uma mudança em sua vida, a cultura e a arte em geral transformam vidas”, assegura.

Como será o festival?


O festival contará com a presença de 8 bandas da região. Cada banda tem sua particularidade. “Será uma boa oportunidade de nossa população conhecer as diferentes formações de uma banda, além de proporcionar bons momentos de alegria a todos”, convida.

Participarão do festival: Projeto Batucando de Mirandópolis; Banda Marcial de Osvaldo Cruz; Banda Marcial de Rancharia; Banda Musical de Santo Anastácio; Banda Marcial de Presidente Epitácio; Fanfarra Municipal de Araçatuba (FAMA) e a BAMAD.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
                Jornalista Natacha Dominato

FAI promove a Semana Acadêmica de Educação Física

01/09/2026   18h13 Evento acontece entre os dias 2 a 4 de setembro no Campus III Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina (FAI), por

NutriChef desafia acadêmicos de Nutrição da FAI em competição marcada por criatividade e integração

01/09/2026   10h18 Segunda edição do evento reuniu 20 acadêmicos em um desafio culinário com ingrediente misterioso, avaliação de jurados convidados e muita interação entre as

FAI sedia evento sobre o cuidado interdisciplinar no aleitamento materno

01/09/2026   10h05 A programação conta com uma mesa-redonda composta por especialistas Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina (FAI) sedia nesta segunda-feira (31), o

Nova regra do Pix amplia prazo para contestar golpe

01/09/2026   16h47 Questionamento de devolução pelo MED passa de 30 para 80 dias Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Publicado em 01/09/2026 – 15:08

Pontos MIS promove sessão gratuita do filme “Um Lobo entre os Cisnes” em Adamantina

01/09/2026   14h30 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove no dia 10 de setembro uma sessão gratuita do

00:00