Banco de Sangue de Adamantina intensifica campanha por doações
24/06/2022 17h32
Período com maior incidência de frio é crítico para o estoques dos bancos de sangue, com o aumento de doenças que inabilitam temporariamente a doação
Da redação
Todos os anos, lamentavelmente, o período de temperaturas mais baixas é considerado crítico para os bancos de sangue espalhados pelos município do país. Durante as estações mais frias, o número de doações cai em razão das condições climáticas e também pela maior propagação de doenças respiratórias e confirmações por Covid-19, que inabilitam temporariamente os doadores.
Em razão dessa retração nos estoques dos bancos de sangue e hemocentros, ao longo do mês é desenvolvida a campanha “Junho Vermelho”, que busca conscientizar acerca da importância da doação. Também em junho, no dia 14, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, no entanto, mesmo diante das campanhas os estoques continuam baixos.
Segundo a enfermeira responsável pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Adamantina, Marina Neubauer, atualmente os estoques do tipo O estão baixos na unidade local. “Além do período de outono/inverno ser crítico para os bancos de sangue, a pandemia também atrapalha muito, pois o candidato a doação só pode doar após 10 dias da alta do tratamento”, destacou a enfermeira.
Ao Diário, ela explicou que as pessoas que se imunizaram contra a Covid-19 também devem aguardar o período de sete dias para realizar a doação. “Outro fator que influencia na doação é a dengue, pois nesse período temos muitos casos e o candidato deve aguardar 30 dias após a cura para poder doar“, relata.
O Banco de Sangue de Adamantina é responsável em atender a elevada demanda não apenas de Adamantina, mas de toda a microrregião, fornecendo bolsas de sangue e derivados para a realização de transfusões de hemocomponentes para pessoas que fazem cirurgias, sofrem acidentes ou necessitam de qualquer outro tipo de tratamento médico. “Convido a todos a participar da campanha permanente de sangue!”, destaca Marina.
A unidade de coleta local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h. O candidato a doação deve ter no mínimo 50 quilos, portar documento oficial com foto (RG ou CNH) e estar alimentado. O doador deve ter idade entre 16 a 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhando de um responsável no ato da doação.
É aconselhado ainda repouso mínimo de 6 horas na noite que antecede a doação. No caso de fumantes, o doador não pode fumar pelo período de 1 hora antes da doação. Os candidatos devem apresentar boa saúde e não ser portador de diabetes, aids, hepatites, doença de chagas, malária e outros impedimentos para doação de sangue.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil temos apenas 1,9% da população doadora de sangue. É ideal que ao menos 3% seja doadora. “Quero parabenizar a todos os doadores voluntários de sangue e que Deus os abençoe! Faço o convite a toda população de Adamantina e região para fazer parte da nossa campanha permanente e voluntária de doação de sangue”, conclui Marina.
Fonte: Diário do Oeste
Foto ilustrativa: Agência Brasil