Bibliotecas virtuais da UniFAI registram mais de 5 mil acessos em seis meses

28/10/2020 18h12

Plataformas de pesquisa on-line nas áreas jurídica e de saúde constituem significativas ferramentas no processo de aprendizagem

 Por Priscila Caldeira

O ensino remoto emergencial, imposto pela pandemia, também modificou a forma de acesso a livros e publicações no processo de aprendizagem. O Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) disponibiliza aos estudantes duas bibliotecas virtuais. Uma das plataformas on-line de pesquisa é na área jurídica, a Revista dos Tribunais (RT), e em saúde, a página da biblioteca virtual denominada “Minha Biblioteca”.

 De 20 de abril a 16 de outubro deste ano, a página da “Minha biblioteca” foi acessada 5.148 vezes por dispositivos como Chrome, Safari, Firefox e outros.

 “Cresce diariamente o número de estudantes conectados ao mundo virtual, sendo necessária uma adaptação das bibliotecas para possibilitar acesso rápido à informação, desta forma, colaborando para o processo de aprendizagem”, afirma a bibliotecária da UniFAI, Janaína de Oliveira Varjão.

 A servidora explica que o termo biblioteca virtual é utilizado para obras avulsas (livros). No caso da Revista dos Tribunais, que está disponível também na Central do Aluno e do Docente, estão incluídos títulos de periódicos editados pela RT, jurisprudências, súmulas e notícias atualizadas da área.

 A 22ª semana de 2020, de 24 a 30 de maio, foi a que mais apresentou engajamento dos alunos da área de saúde quanto à utilização da “Minha Biblioteca” com 484 marcações do material on-line, além de quatro anotações na plataforma, o que totalizou 507 sessões.

 “Muitos são os benefícios na contratação de bibliotecas virtuais, tais como a diminuição de custos básicos, como manutenção e  atualização do acervo; mobilidade, estudantes e professores podem acessar a informação de qualquer lugar do mundo e na hora que desejar, por meio de computadores, tabletsnotebooks e smartphones; acesso simultâneo a todos os alunos e professores, acabando com filas de espera e preocupação com disponibilidade de um livro; preservação do material, evitando os prejuízos causados pelo manuseio e condições climáticas, a instituição economiza na reposição de livros danificados”, aponta Janaína.

 A UniFAI também oferta uma plataforma para acesso das normas ABNT, a Target GEDWeb, disponível na Central do Aluno e do Docente como as demais.

 Empréstimos durante a pandemia

Para realizar empréstimos de livros físicos, o estudante deve enviar sua solicitação por e-mail ([email protected]), conforme o manual elaborado pela biblioteca enviado aos alunos e docentes no mês de junho.

No ato do empréstimo, deverá ser mantido o distanciamento demarcado no chão. O atendimento será realizado do lado de fora da porta da biblioteca, mediante apresentação de documento com foto.

 Na devolução, o material permanece em quarentena por cinco dias. “Somente no sexto dia retorna à estante ou poderá ser emprestado novamente”, explica.

 Imagem: Cedida
Plataforma Minha Biblioteca foi acessada 5.148 vezes de 20 de abril a 16 de outubro de 2020

Central de Comunicação
Diretora da Divisão de Comunicação:
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Redação
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Centro Universitário de Adamantina (UniFAI)

“Celebrar de Natal” acontece nesta sexta-feira (19) na praça Elio Micheloni

19/12/2025    16h04 Programação tem início às 19h Hoje (19), a partir das 19h à praça Elio Micheloni recebe o “Celebrar de Natal”. A programação

Vivaleite ultrapassa 1,4 milhão de litros distribuídos na região de Presidente Prudente em 2025

18/12/2025   17h43 Governo de São Paulo destinou R$ 7 milhões para garantir a entrega do leite em municípios da região O Vivaleite, maior programa de

FAI entra em recesso de fim de ano a partir de 20 de dezembro

18/12/2025    16h24 Atividades retornam no dia 5 de janeiro Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina entrará em recesso das atividades administrativas a partir deste

00:00