Bombeiros alertam sobre o risco de queimadas em Adamantina
26/07/2021 21h56
Após o recebimento de dois alertas emitidos pela Defesa Civil do Estado de São Paulo via “SMS” , nos dias 20 e 22/07, sobre a possibilidade de queimadas em Adamantina, nossa reportagem procurou o Posto de Bombeiros, solicitando explicações sobre o envio dos alertas.
Em entrevista ao site clikar, o segundo-Sargento César, do Posto de Bombeiros de Adamantina, nos disse que devido à forte estiagem o perigo de queimadas aumentou muito.
César orientou a população para que evite fazer a limpeza de terrenos fazendo uso de fogo, e
nos informou que a cidade de Adamantina contabilizou 111 ocorrências de queimadas, somente neste ano, variando de pequeno até grande porte.
O sargento pediu a colaboração da população para que evite jogar pontas de cigarro, tanto nas rodovias, quanto em locais onde exista perigo de incêndio, a estiagem prolongada e os fortes ventos possibilitam a propagação do fogo, explicou ele.
No caso de moradias próximas a áreas de mata, ou de terrenos baldios onde exista mato alto, o ideal é se fazer um aceiro, uma parte limpa, sem vegetação entre a área de mato e a residência, orientou o sargento.
Com as recentes notícias sobre a chegada de uma forte frente fria, o sargento César alerta que as pessoas devem evitar fazer fogueiras, porque com a força do vento, o fogo pode se alastrar para regiões de mato e se transformar em incêndio de grandes proporções.
Encerrando a entrevista, ele pede a colaboração da população para evitar o aumento nos casos de queimadas em Adamantina.
Erivaldo Lopes
Jornalista