Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

19/04/2024 18h24

Diário Oficial detalha procedimentos exigidos pelo governo

Publicado em 19/04/2024 – 14:09 Por Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência Brasil – Brasília

A diversidade religiosa no Brasil é refletida diretamente na alimentação e no consumo da população, que, somadas à expansão das exportações de produtos de origem animal para países asiáticos, criaram um mercado específico e cheio de potencial: o do abate religioso de animais para açougue.

Em países como Egito, Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos, grande parte da população é muçulmana, religião que traz, na sua essência, regras do que é permitido na forma de se relacionar com outros seres vivos.

Em árabe, a palavra halal, que significa lícito, define aquilo que é permitido, inclusive na hora de se alimentar. Para o consumo de animais, por exemplo, há espécies consideradas impuras, como o porco, e outras que precisam passar por um procedimento de purificação desde o abate até o corte, para que possam ser consumidas, como o frango e bovinos.

Nos países judaicos, como Israel, também há regras sobre o que é considerado apropriado, ou kosher, e há procedimentos específicos para cada etapa de beneficiamento dos produtos de origem animal.

Preceitos religiosos

Para atender esses mercados dentro e fora do Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) definiu regras para solicitação, avaliação, concessão e revogação da autorização para abate e processamento de animais para açougue, de acordo com preceitos religiosos.

Para receber a autorização de funcionamento, esses estabelecimentos terão que fazer uma solicitação ao serviço de inspeção federal, por meio do sistema eletrônico do Mapa, com declaração da autoridade religiosa correspondente e especificação de regras que conflitem com normas brasileiras.

Para a autorização, é necessário que os procedimentos estejam de acordo com as leis que tratam do bem-estar dos animais de abate e também o atendimento dos requisitos sanitários no Brasil e do país de destino dos produtos.

Os procedimentos foram detalhados em uma portaria publicada no Diário Oficial da União, que entrará em vigor a partir do dia 2 de maio.

Edição: Kleber Sampaio
Foto: Arquivo Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil

Juridicando participa de reunião com avaliador do Prêmio Innovare e reforça parceria com projeto “Desvendando o Direito”

03/07/2026   17h13 Projeto de Extensão do curso de Direito da FAI, existente desde 2022, auxilia na divulgação de conteúdos jurídicos educativos produzidos pela iniciativa da

Da FAI para o mundo: alunos de Enfermagem e Medicina publicam estudo na principal revista científica internacional de acesso aberto do mundo em Saúde Materno-Infantil

03/07/2026   17h04 Estudo desenvolvido por estudantes da graduação analisa mais de 4,3 milhões de nascimentos em São Paulo e traz descobertas inéditas que poderão contribuir

FAI abre inscrições para os Congressos Científicos e celebra duas décadas de incentivo à pesquisa

03/07/2026   16h48 Maior evento de iniciação científica da região, os congressos da FAI chegam à 20ª edição consolidando duas décadas de incentivo à pesquisa, à

00:00