Câmara aprova projeto que amplia número de deputados federais

07/05/2025 15h21

Vagas passaram de 513 para 531 em razão do aumento da população

Agência Brasil*
Publicado em 07/05/2025 – 07:12
Brasília


Projeto de lei complementar (PLP), aprovado na noite dessa terça-feira (6) pelo plenário da Câmara dos Deputados, aumenta de 513 para 531 o número de vagas na Casa em razão do crescimento populacional. O texto mantém o tamanho das bancadas que perderiam representantes segundo o Censo de 2022. A mudança será a partir da legislatura de 2027.

O texto a ser enviado ao Senado é um substitutivo do relator, deputado Damião Feliciano (União-PB) para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/23, da deputada Dani Cunha (União-RJ).

O relator optou por uma abordagem política em vez do cálculo diretamente proporcional previsto na Lei Complementar 78/93, revogada pelo texto. “Estamos falando de um acréscimo modesto de 3,5%, enquanto a população nos últimos 40 anos cresceu mais de 40%”, afirmou.

Segundo Damião Feliciano, a perda de representantes significaria também perda de recursos em emendas parlamentares, aumentando a desigualdade regional (somente o Nordeste perderia oito vagas).

“Perder cadeiras significa perder peso político na correlação federativa e, portanto, perder recursos”, disse.

A necessidade de rever a distribuição de cadeiras surgiu após decisão, em agosto de 2023, do Supremo Tribunal Federal, ao acatar ação do governo do Pará que apontou omissão do Legislativo em atualizar o número de deputados de acordo com a mudança populacional, como previsto na Constituição.

*Com Agência Câmara de Notícias

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Fonte: Agência Brasil

Nutrição da FAI realiza capacitação para manipuladores de alimentos das escolas de Irapuru

21/05/2025 16h47 Ação objetivou fortalecimento da segurança alimentar aos estudantes da rede pública de ensino  Por Raquel Clapis Ribas Tripolone Revisão de Priscila Caldeira No

Prefeitura de Adamantina informa novo endereço do CRAS

21/05/2025 16h40 Atendimentos no novo espaço terão início na segunda-feira (26) A Prefeitura Municipal de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa que

Reunião do Grupo para Cuidadores e Familiares de Idosos portadores de demência tratará sobre os cuidados com a pele do idoso

21/05/2025 16h37 Encontro acontece na próxima quarta-feira (28), a partir das 18h no miniauditório do bloco V da FAI Na próxima quarta-feira (28), a partir

00:00