Centro de Adamantina – faltam vagas para estacionar
Nenhuma imagem foi encontrada
20/01/2019 22h10
Adamantina com aproximadamente 35 mil habitantes, possui uma frota de 25.516 veículos, mesmo que apenas uma parte da existente transite pelo centro, além daqueles que vem de cidades vizinhas, estacionar se constitui um grande problema.
Mesmo contando com o auxílio da Zona Azul, a situação do trânsito no horário comercial é bastante complicada.
Se por um lado a cidade comemora o seu crescimento constante, por outro, alguns problemas de difícil solução passam a incomodar.
Em busca de uma resposta para o assunto, nossa reportagem esteve na secretaria de Planejamento na tarde do dia 18, onde entrevistamos o secretário João Vitor Marega.
Para Marega, esse é um problema de difícil solução “a população cresceu e o centro manteve-se o mesmo”, disse ele.
Em busca de uma solução, a prefeitura de Adamantina está elaborando um novo Plano de Mobilidade Urbana, uma empresa foi contratada para desenvolver o novo projeto e apresentar soluções que consigam melhorar a trafegabilidade, principalmente na região central da cidade.
“Esse projeto contempla toda a área do município, do centro até as mais afastadas, esse estudo vai proporcionar a melhoria da qualidade do tráfego de Adamantina”.
Algumas mudanças já estão sendo executadas, elas são pequenas, mas já deram resultado, foi a alteração dos estacionamentos em 45° [45 graus em duas ruas], uma delas foi a Arnô Kiefer e, a outra foi nas proximidades do Posto de Saúde.
Para 2019, o trabalho de identificação de ruas, marcação de solo e sinalização vertical é uma das metas da prefeitura, no centro da cidade e nos bairros mais afastados.
Encerrando a entrevista, o secretário de Planejamento João Vitor Marega solicitou a colaboração dos motoristas no sentido de observar a velocidade máxima permitida, e alertou que na região central da cidade ela é de “30 km/h”.
Para coibir os abusos, em alguns locais estão sendo construídas lombadas, forçando o motorista a reduzir a velocidade.
Erivaldo Lopes
Jornalista
Ouça a entrevista completa com João Vitor Marega