Centro Universitário promove 1º Festival Esportivo APAE/FAI dia 8

06/11/2023 17h27

Jogos esportivos adaptados para pessoas com deficiência atendidas pela APAE serão realizados no Câmpus III

 Por Priscila Caldeira

Por meio de um projeto de extensão do curso de Educação Física do Centro Universitário de Adamantina, em junção com a organização Olimpíadas Especiais Brasil, ocorre nesta quarta, dia 8, o 1º Festival Esportivo APAE/FAI, das 8h às 12h, no Câmpus III (Av. Marechal Castelo Branco, nº 1.000). 

Serão jogos esportivos adaptados para pessoas com deficiência atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Adamantina. Cento e cinco alunos da APAE local estão inscritos em diferentes provas de atividades motoras, respeitando a habilidade e a capacidade de cada um.

O festival esportivo integra o planejamento final de um projeto de extensão intitulado “Esporte Adaptado: muito além de uma conquista esportiva”.

“A junção da APAE, da FAI e das Olimpíadas Especiais Brasil é o encontro de três grandes movimentos dos quais atuo. Conseguimos ter o respaldo técnico e organizacional das Olimpíadas Especiais Brasil, a parceria e apoio total da APAE de Adamantina com a excelência no trabalho realizado pela professora de Educação Física da entidade, a ex-aluna Mariene Kamile de Piava Zapparolli, e com a grande apoiadora FAI por meio de um projeto de extensão”, afirma a coordenadora do curso de Educação Física, Prof.ª Dra. Gabriela Gallucci Toloi.

Irão participar estudantes do 6º termo, que cursam a disciplina, e os do 8º termo do curso de Educação Física. “Quem sabe iremos abrir para outros termos vivenciarem como observadores. Teremos também a colaboração/apoio e a expertise dos cursos de nutrição, de fisioterapia e de enfermagem”, relata.

Os estudantes de Educação Física desempenharão diversas funções desde a organização até ações práticas esportivas, auxílio nas provas motoras, entrega de kits. Já os de Nutrição farão aconselhamento nutricional e os de Enfermagem e Fisioterapia proporcionarão cuidados em suas respectivas áreas quando necessário.

Modalidades
Serão disputadas algumas provas de atletismo adaptado (corrida/revezamento/ arremesso de medicine ball), do Programa de Atividade Motora Adaptada (MATP), que é um circuito de atividades motoras para os atletas com maior comprometimento motor, bocha e uma experimentação de basquete unificado, com alunos da APAE em parceria com os estudantes da Educação Física.

“Gostaria de enaltecer o excelente trabalho da professora Mariane de Educação Física da APAE, o estagiário do projeto Cauê e todo o apoio da APAE para a realização deste Festival Esportivo. Uma parceria que deu muito certo, com o patrocínio e organização das Olimpíadas Especiais- Brasil da qual faço parte”, finaliza.

Crédito da imagem: Agência DCOM

 

Diretor da Divisão de Comunicação
Daniel Torres de Albuquerque – MTb.: 51.540/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Enfermagem faz recepção a ingressantes e veteranos para o ano letivo de 2024

23/02/2024 17h05 Atividade de acolhimento contou com apresentação da Cia. Multiverso Teatral, no miniauditório do bloco V Por Priscila Caldeira O curso de Enfermagem do

Prefeitura de Adamantina abre processo seletivo para contratação de estagiários

23/02/2024 17h01 Interessados devem efetivar a inscrição de 23 de fevereiro a 4 de março A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Administração,

Centro de Integração da Cidadania abre inscrições para profissionalização de motoristas

23/02/2024 16h59 Iniciativa visa proporcionar oportunidades para pessoas desempregadas que possuem CNH categoria B, C ou D Sex, 23/02/2024 – 11h29 | Do Portal do

00:00