Cerimônia celebra a conquista da Indicação Geográfica do Café Arábica da Nova Alta Paulista

23/12/2025   16h35

Certificação reconhece a qualidade do café e fortalece a cafeicultura da região



O Sebrae-SP, em parceria com a Amnap e Aprup, realizou no dia 12 de dezembro, em Pacaembu, a cerimônia oficial de entrega do Selo de Indicação Geográfica (IG) do Café Arábica da Nova Alta Paulista. O evento reuniu cerca de 90 participantes, entre representantes de entidades regionais, poder público e produtores de café, e celebrou a conquista da IG, reconhecida pelo INPI em outubro.

 O selo contempla o café produzido em 23 municípios da Nova Alta Paulista e valoriza a tradição produtiva e a qualidade diferenciada do produto da região.

 A programação contou com a palestra “O Poder da Indicação Geográfica no Café”, ministrada por Martha Grill, que apresentou as diferenças entre Indicação de Procedência e Denominação de Origem, além de cases de sucesso e exemplos práticos de como a IG contribui para a valorização de produtos e territórios. O evento também incluiu uma degustação guiada, com cafés de diferentes Indicações Geográficas.

 Para o gerente regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante, a certificação representa um avanço significativo para a região. “A Indicação Geográfica valoriza o produtor, agrega valor ao produto, fortalece a notoriedade do território e contribui diretamente para o desenvolvimento regional”, destaca.

Ariane da Silva Balbino
Printrio Assessoria de Imprensa
a serviço do Sebrae-SP

Alunos de Agronomia da FAI vivenciam na prática a cadeia produtiva do café em Adamantina

11/03/2026   15h10 Visita técnica à Cafeicultura Eldorado abordou desde o manejo no campo até o processamento industrial dos grãos Por Prof. Dr. José Carlos Cavichioli

Prefeitura acompanha andamento de obra que interligará Jardim Brasil ao Parque Itamaraty em Adamantina

11/03/2026   17h48 A Prefeitura de Adamantina informa que o engenheiro e o responsável técnico da empresa encarregada da obra de pavimentação asfáltica da via que

Inscrições do Vestibular Univesp 2026 são prorrogadas até 15/03

11/03/2026   16h52 Opções são distribuídas em 456 polos de todo o Estado de São Paulo; são dez cursos ofertados, entre eles, o novo Bacharelado em

Prefeitura lança campanha “Adote o Verde” e incentiva cuidado com áreas públicas em Adamantina

11/03/2026   16h27 A Prefeitura de Adamantina realizou, na Câmara Municipal, o lançamento da campanha “Adote o Verde”, iniciativa que busca incentivar a participação da comunidade

00:00