CNPq: alunos de Etecs e Fatecs podem concorrer a bolsas de iniciação científica

12/06/2024 17h45

Programas de incentivo à pesquisa científica e tecnológica são voltados a estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior

Qua, 12/06/2024 – 12h01 | Do Portal do Governo

Com duração de um ano a partir de setembro, bolsas serão concedidas nas modalidades Pibiti, Pibic e Pibic-EM

Estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) já podem se inscrever para concorrer a bolsas de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os professores orientadores dos projetos devem enviar as submissões até 28 de junho pela internet – mais detalhes nos editais abaixo.

Serão concedidas três modalidades de bolsas. Tanto o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), quanto o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic), são voltados a estudantes de Ensino Superior, sendo o segundo direcionado especificamente a alunos de graduação tecnológica.

Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica para o Ensino Médio (Pibic-EM) tem a missão de incentivar talentos potenciais entre estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Integrado da rede pública, mediante a participação em atividades de pesquisa. A bolsa tem duração de um ano, com início em setembro.

“Por meio desses programas, espera-se ampliar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, avalia o presidente do Comitê Institucional de Iniciação Cientifica e Tecnológica do CPS, Fernando de Almeida. “Também queremos contribuir com a formação de recursos humanos, além da produção de conhecimento e sua aplicação prática para solução de problemas no mercado de trabalho”, completa a vice-presidente do comitê, Rosemeire dos Santos Almeida.

Confira as informações nos editais:

Pibic-EM

Fatec Adamantina oferece curso on-line gratuito sobre Código de Defesa do Consumidor para empreendedores

28/01/2026   17h30 Atendimento ao cliente e legislação são alguns dos temas do curso Por Assessoria de Imprensa Empreender exige planejamento, conhecimento e atenção às normas

Saiba como se capacitar profissionalmente com o Fundo Social de São Paulo em 2026

28/01/2026    13h46 Programas gratuitos oferecem cursos em diversas áreas e ampliam oportunidades de geração de renda em todo o estado Outra frente importante são

Energisa abre cadastro para Banco de Talentos de pessoas com deficiência na região

28/01/2026   12h17 De olho em oportunidades futuras, empresa está cadastrando currículos para atuar em áreas administrativas Focada em pessoas que se destacam pela determinação, inovação e espírito de

00:00