Com 33 mil raios registrados em menos de uma semana, Energisa reforça equipes em campo e orienta população sobre segurança

10/09/2026   16h04

Concessionária monitora as condições climáticas em tempo real e mantém plano emergencial ativo para agilizar o atendimento na região de Prudente

As chuvas intensas que atingem a região de Presidente Prudente desde o último fim de semana vieram acompanhadas de uma expressiva incidência de descargas atmosféricas. Entre sábado (5) e esta quinta-feira (10), a Energisa Sul-Sudeste contabilizou mais de 33 mil raios nas 24 cidades da sua área de concessão, reforçando o monitoramento permanente das condições meteorológicas e a atuação preventiva das equipes de campo.

Com o plano de atendimento emergencial ativado, a distribuidora mantém as equipes de prontidão para agilizar o tempo de resposta às ocorrências que possam ser provocadas por temporais, como queda de árvores, galhos e objetos sobre a rede elétrica.

“Esse acompanhamento contínuo das condições climáticas é fundamental para anteciparmos as ações, mobilizarmos nossas equipes e atuarmos de forma integrada com a Defesa Civil, Bombeiros e demais órgãos parceiros sempre que há previsão de um evento climático severo”, destaca o gerente de Operações da Energisa Sul-Sudeste, Alessandro Gomes Martins.

Segundo o gerente, os raios, chuvas e ventos fortes aumentam o risco de danos à rede elétrica, tornando a preparação prévia essencial para minimizar os impactos à população.

Cuidados durante os temporais

A Energisa também orienta que a comunidade adote medidas preventivas para reduzir o risco de acidentes elétricos durante períodos de chuva intensa.

  • Desligue aparelhos eletrônicos da tomada sempre que possível;
  • Evite manusear objetos metálicos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e torneiras;
  • Prefira utilizar notebook na bateria e evite carregar o celular durante tempestades;
  • Se estiver na rua, procure abrigo em um local fechado e seguro;
  • Nunca se aproxime de cabos caídos ou rompidos; eles podem estar energizados.

 

Em caso necessidade, os clientes podem acionar a Energisa 24 horas pelos canais digitais: aplicativo Energisa On, WhatsApp Gisa: (18) 99120-3365, Call Center 0800 70 10 326 e pelo site energisa.com.br.

Edneia Cristina da Silva Zart
Esp Comunicacao – COORDENACAO
DE BUSSINESS PARTNER

 

Adamantina – Secretaria Municipal de Educação comunica suspensão das aulas nesta sexta-feira (11)

10/09/2026   20h47 A Secretaria Municipal de Educação de Adamantina, no exercício de suas atribuições e considerando as condições meteorológicas adversas previstas para a região, bem

Governo de SP reforça medidas de prevenção após Defesa Civil alertar para previsão de tornado

10/09/2026   19h54 SP ativa Gabinete de Crise e orienta suspensão de aulas e eventos ao ar livre nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Itapeva, Sorocaba

Defesa Civil alerta para risco de tempestades severas em São Paulo entre sexta-feira e sábado e monta Gabinete de Crise

10/09/2026   15h02 Previsão indica chuva forte, raios, rajadas de vento e granizo Publicado em 10/09/2026 – 11:43 Um ciclone extratropical se formará no Sul do

00:00