Com aplicação de “multas morais”, CIPA inicia campanha de conscientização no trânsito interno do Câmpus II

20/05/2025 18h46

Objetivo é organizar o trânsito do estacionamento interno do Câmpus II e conscientizar motoristas e motociclistas sobre o respeito às vagas especiais e às faixas de pedestres

Por Daniel Torres

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) do Centro Universitário de Adamantina (FAI) realizará nesta semana uma campanha educativa sobre o trânsito no estacionamento interno do Câmpus II.

A ideia é conscientizar principalmente os motoristas de veículos (carros de passeio, vans ou motocicletas) que trafegam por ali sobre a atenção à sinalização e às vagas de estacionamento, com respeito às vagas especiais, às faixas de pedestres e às lombofaixas (faixas elevadas).

“O objetivo da campanha do trânsito é que todos os espaços sejam respeitados: os carros respeitem o espaço das motos, as motos respeitem o espaço dos carros e principalmente dos pedestres. A gente quer que o espaço dos pedestres seja respeitado e, também, para dar maior fluidez ao trânsito interno da Instituição”, revelou o presidente da CIPA, Mateus Augusto Vitorelli.

Além da distribuição de panfletos explicativos, os cipeiros também farão a “notificação” dos veículos em situação irregular por meio das “multas morais”. “A multa moral é uma medida mais de conscientização educativa, para demonstrar que a pessoa estacionou num lugar que não é legal. Mas é em caráter de informativo e educativo, para que não ocorra mais vezes”, pontuou. As multas morais, entretanto, não acarretam penalização financeira e nem pontos na Certeira Nacional de Habilitação (CNH).

Com essa campanha a CIPA espera que o trânsito interno do Câmpus II tenha mais segurança. “E que todos tenham seus espaços respeitados, tanto os carros, as motos, os pedestres, as PCDs [pessoas com deficiência], que toda a comunidade acadêmica e os veículos tenham seus espaços respeitados”, finalizou Vitorelli.

As ações tiveram início na manhã desta terça-feira, 20, e se estenderão até o fim da semana.


Legenda das fotos
Além da distribuição de panfletos explicativos, os cipeiros também fazem a “notificação” dos veículos em situação irregular por meio das “multas morais”

Crédito das fotosFlávio Navasconi

Legenda da imagemCom aplicação de “multas morais”, CIPA inicia campanha de conscientização no trânsito interno do Câmpus II

Crédito da imagemAgência DCOM

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Centro Universitário de Adamantina

Maternidade e carreira: conheça a história de Camila Oliveira, líder na Energisa que foi promovida dias antes de dar à luz

08/05/2026   13h17 Ela só tem 30 anos, mas na bagagem da vida carrega duas promoções que foram marcos para a sua realização pessoal e profissional.

Adamantina promove capacitação para fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente

08/05/2026   11h19 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza a capacitação “ECA: Políticas de Proteção, Violência, Acolhimento e Responsabilização”,

Museu “Setsu Onishi” promove programação especial durante a Semana Nacional de Museus 2026 em Adamantina

08/05/2026   10h55 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará entre os dias 18 e 20 de maio de

00:00