Com apoio do Baep, Energisa treina leituristas para prevenir ataques de cães nas ruas

02/10/2025   14h40

 180 profissionais da concessionária participaram do treinamento com instruções teóricas e práticas de segurança



A Energisa Sul-Sudeste reuniu nesta semana 180 profissionais da área de leitura em um treinamento com a equipe do Canil do 8º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) da Polícia Militar, em Presidente Prudente. A iniciativa ocorreu de forma presencial para os leituristas que atuam no município, e teve a participação on-line dos profissionais da leitura que trabalham nas demais 81 cidades da área de concessão da Energisa Sul-Sudeste no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR). O objetivo foi reforçar as orientações, com instruções teóricas e práticas, para prevenir ataques de cães nas ruas.

“Diariamente os nossos leituristas estão expostos a situações de risco. Então, esse treinamento visa a segurança dos profissionais diante de qualquer situação de perigo”, destaca Sidney Aparecido Lucio de Souza, coordenador de Leitura da Energisa Sul-Sudeste.

Considerado o melhor amigo do homem, nas situações em que se sente ameaçado, o cachorro pode apresentar comportamentos agressivos e reações instintivas de ataque. Mas, com as instruções dos policiais do Baep, os leituristas compreenderam o que fazer e o que não fazer em situações que podem colocar a própria vida em risco.

“Para mim, essas instruções valeram não apenas para o dia a dia como profissional da leitura, mas também para situações externas, em que posso estar com a minha família, por exemplo, e me deparar com um cão”, enfatiza o leiturista Felipe André Kron.

Mais ações preventivas

Além do treinamento, a Energisa Sul-Sudeste tem investido em outras ações para evitar ataques de cães. Atualmente, os leituristas são conseguem cadastrar pelos dispositivos móveis de trabalho os locais em que há cães e, consequentemente, risco de ataque.

Esse alerta fica disponível para todos os profissionais, evitando incidentes futuros. Só nos 24 municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste na região, neste ano foram 37 mil apontamentos de alerta de cães, sendo 18,4 mil em Prudente.

“Também na região, registramos dois ataques de cães a leituristas da Energisa em 2025. Os profissionais tiveram ferimentos leves, mas não podemos ‘baixar a guarda’. Além das orientações preventivas, precisamos da ajuda da população para evitar que mais acidentes aconteçam”, reforça Sidney, acrescentando que a conscientização e apoio da comunidade são imprescindíveis.

“Os donos de cães podem ajudar mantendo-os temporariamente em outro local, longe do padrão, na data da leitura [informada na conta de energia]. Quem tem o padrão de energia do lado de fora do imóvel também não deve se descuidar. O cachorro pode atacar o leiturista até mesmo na calçada ou na rua, se o portão não estiver trancado”. Tais orientações valem tanto para clientes da área urbana, quanto da área rural.

Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III – COORDENACAO
DE BUSSINESS PARTNER

Número da unidade consumidora na conta de luz será atualizado em janeiro

04/12/2025   16h24 Objetivo da mudança que valerá em todo o país é aumentar eficiência, transparência e a qualidade das informações utilizadas para gestão e operação

Visitação para empresas interessadas no antigo prédio do IBC continua aberta

04/12/2025   15h42 Edital com as informações está disponível em https://www.adamantina.sp.gov.br/portal/editais/0/1/1752/ Continua aberta à visitação para interessados em participar do edital de concorrência pública do antigo

Secretaria Municipal de Educação implementa ações do Programa Prefeitura de Excelência

04/12/2025   15h26 Ação contou com o apoio de Diego Calegari, secretário de educação de Joinville, que é o município que hoje tem a melhor pontuação

00:00