Comunidades Ribeirinhas recebem o Barco-Hospital Papa Francisco
12/07/2019 20h09
Um verdadeiro presente de Deus, assim foi vista a entrega do Barco-Hospital Papa Francisco às comunidades ribeirinhas que moram na Amazônia.
O objetivo é beneficiar com atendimento médico 700 mil pessoas que vivem nas mil comunidades ribeirinhas de 12 municípios ao longo do Rio Amazonas.
Foi um evento que emocionou todos os presentes, e mesmo aqueles que tiveram notícia de sua entrega oficial, o barco foi construído para servir as comunidades que moram próximas ao rio Amazonas, local onde a ajuda é sempre mais demorada, é motivo de grande festa, significa esperança de vida.
A presença dos freis da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus na região amazônica, se deve a um pedido do Papa Francisco ao Frei Francisco Belotti, durante a Jornada Mundial da Juventude.
O Papa perguntou: Vocês estão na Amazônia?
Frei Francisco respondeu que não!
Então, tem de estar, respondeu Papa Francisco.
Foi depois desse diálogo que Frei Francisco Belotti começou essa empreitada, fato que resultou na construção desse barco que é considerado uma verdadeira Benção de Deus.
Frei Mateus Alves esteve presente na “entrega das chaves”, em entrevista ao site clikar, ele nos falou da emoção que levou todos às lágrimas, um momento especial, uma verdadeira esperança de vida para nossos irmãos que vivem tão distante.
Saiba um pouco mais sobre a construção do Barco-Hospital
(informações do site vaticannews.va)
Barco-Hospital foi um pedido do Papa Francisco
Quem embarcou no projeto, inspirado e solicitado pelo próprio Pontífice quando encontrou os frades da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus no Rio de Janeiro, em 2013, foi a diocese de Óbidos, com o apoio dos frades, do Ministério Público do Trabalho de São Paulo e do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Dom Bernardo Bahlmann, bispo de Óbidos e presidente da CNBB Norte 2, e Frei Francisco Belotti, fundador da Fraternidade, estiveram no Vaticano em novembro de 2018 para apresentar o projeto ao Papa. Dom Bernardo explica como nasceu esse sonho:
“ Muita gente, sobretudo no interior, já não vai mais para a cidade procurar um médico e fica doente em casa. E, a partir disso, pensamos que poderia ser um barco, que fosse até as comunidades. Se as pessoas não vão até o hospital, o hospital vai até eles. E assim nasceu essa ideia, que se tornou um sonho e que surgiu às margens do Rio Amazonas, olhando pra ele. ”
Ouça a entrevista completa com frei Mateus Alves no link logo abaixo da matéria
Com informações do site vaticannews.va
Erivaldo Lopes
Jornalista
entrevista com frei Mateus Alves
https://youtu.be/tAjNYP4OLTU
Vídeo: Papa Francisco envia sua benção
https://youtu.be/t18pByvH28Y
