Conab reduz previsão da safra de grãos para este ano

12/01/2023 15h49

Nova estimativa prevê redução de 3,2 milhões de toneladas

Publicado em 12/01/2023 – 11:07 Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil – São Luís

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu a previsão da safra de grãos brasileira 2022/23 de 312,2 milhões para 310,9 milhões de toneladas. Os dados constam do 4º Levantamento da Safra de Grãos 2022/2023, divulgado hoje (12). De acordo com a companhia, a revisão se deu em razão do clima adverso em algumas regiões produtoras, em especial no Rio Grande do Sul, que impactaram a produtividade principalmente de milho e soja.

Segundo a Conab, “o clima adverso, com excesso de chuvas e baixas temperaturas, atrasou a semeadura dos grãos em parte dos estados das regiões Sul e Sudeste. Além disso, também houve restrições hídricas, aliadas à baixa umidade do solo em parte da Região Centro-Oeste e na região do Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia”.

“Isso significa uma redução de 0,4% em relação ao anúncio passado, que foi em dezembro, em decorrência principalmente da redução da produção da produtividade do milho primeira safra e da soja, causada pela restrição hídrica no Rio Grande do Sul”, disse o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

Entretanto, o levantamento mostra que a soja, o principal produto cultivado no país, está com o plantio próximo da conclusão, com expectativa de produção para a oleaginosa em 152,7 milhões de toneladas, 22,2% superior à da safra 2021/22.

A Conab disse que o plantio do milho primeira safra está na reta final, restando apenas áreas no Rio Grande do Sul e no Matopiba para concluírem as operações.

“As condições climáticas variaram nas regiões produtoras, com excesso de precipitações em Goiás e Minas Gerais, e baixos volumes ou mesmo ausência de chuvas no Maranhão e no sul do Brasil. A produção prevista para este ciclo é de 26,46 milhões de toneladas, 5,7% superior ao obtido na temporada passada”, disse a companhia.

Para o arroz, a Conab prevê uma redução de área de 9,3%, estimada em 1,5 milhão de hectares, com previsão de produção de 10,4 milhões de toneladas. Também é esperado uma queda de 1,8% na área total prevista a ser semeada de feijão. Já a colheita somando as três safras do produto pode chegar a 2,96 milhões de toneladas.

Dentre as culturas de inverno, o destaque ficou o trigo, que teve a colheita encerrada. A produção do cereal atingiu um novo recorde, estimada em 9,8 milhões de toneladas, volume 27,2% acima quando comparado à safra passada. O resultado é influenciado tanto pelo crescimento da área quanto pelas boas condições climáticas.

Edição: Fernando Fraga
Foto:Wenderson Araujo/Trilux
Fonte: Agência Brasil

FAI celebra aprovação antecipada de alunos de Ciências Contábeis no exame de proficiência do CFC

29/05/2026   15h00 Quatro alunos do 7º termo foram aprovados em avaliação nacional obrigatória, consolidando a excelência acadêmica do curso da FAI Gustavo Amaral – MTb:

Estudantes de Nutrição promovem oficina de alimentação saudável para funcionários da FAI

29/05/2026   13h25 Atividade extensionista teve o objetivo de incentivar hábitos mais equilibrados no dia a dia Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP No último dia

Energisa abraça a Campanha do Agasalho e doa cobertores para o Fundo Social de Prudente

29/05/2026   17h09 Aquecida pela solidariedade, a Energisa Sul-Sudeste abraçou mais uma vez a Campanha do Agasalho de Presidente Prudente. Na manhã desta sexta-feira (29), a

Vacina contra influenza está liberada para toda população acima de 6 meses a partir de segunda-feira (1)

29/05/2026  16h36 Todos os postos de saúde de Adamantina estão aplicando a dose do imunizante das 8h até às 16h A Prefeitura de Adamantina informa

Cuidado temporário que transforma vidas: os desafios por trás do acolhimento familiar

29/05/2026   15h13 Dia Mundial do Acolhimento Familiar reforça a importância da proteção de crianças e adolescentes afastados de suas famílias biológicas por medida protetiva Celebrado

00:00