Conselhos vinculados à Secretaria de Assistência Social de Adamantina realizaram visitas de monitoramento

12/12/2024 17h27

Objetivo é verificar se as entidades estão cumprindo suas obrigações legais e oferecendo serviços compatíveis com os padrões exigidos




Durante os meses de outubro e novembro, os membros dos Conselhos Municipais da Assistência Social, Pessoa Idosa e Criança e Adolescente promoveram visitas de monitoramento e acompanhamento com o objetivo de garantir que as instituições estejam alinhadas às diretrizes das políticas públicas e cumpram com os requisitos legais e éticos necessários para a prestação de serviços de qualidade à população.

Além das visitas técnicas, os conselhos ainda solicitam, se necessário, relatórios periódicos para verificar se as entidades estão cumprindo suas obrigações legais e oferecendo serviços compatíveis com os padrões exigidos. Esse processo inclui a análise de documentos e a escuta dos usuários e trabalhadores envolvidos.

“A avaliação contínua possibilita a identificação de pontos de melhoria, assegurando que os serviços sejam acessíveis, inclusivos e eficazes. Além disso, incentiva a formação e o aprimoramento dos profissionais envolvidos, promovendo a excelência no atendimento. O monitoramento das entidades também fortalece a transparência no uso dos recursos públicos e privados, garantindo que sejam aplicados de maneira ética e eficiente”, afirma Ana Lucia Barros, assistente social da pasta.

A assistente social acrescenta que além da fiscalização, o trabalho dos conselhos contribui para a consolidação de uma rede de proteção social, fortalecendo a articulação entre os diversos atores envolvidos na defesa dos direitos da população.

“Por meio do monitoramento e avaliação, assegura-se que as entidades inscritas atuem de forma coerente com os princípios de equidade, dignidade e justiça social”, garante.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
             Jornalista Natacha Dominato

Alunos de Engenharia Civil da FAI desenvolvem projetos para as entidades em parceria com a AEAANAP

12/12/2025    16h25 No dia 6 de dezembro, estudantes, profissionais e autoridades participaram de um estudo de casos realizado na sede da AEAANAP Por Jéssica

Energisa -Nota à Imprensa – chuva forte na região

12/12/2025   16h19 A Energisa informa que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia para os clientes afetados pela forte chuva que caiu na região,

Papai Noel chegará em Adamantina na segunda-feira (15) no Paço Municipal

12/12/2025    16h16 Musical “Natal Brasileiro” será apresentado no dia 18 de dezembro no Parque dos Pioneiros; alteração é decorrente da condição climática prevista para

00:00