CREA-SP inicia força-tarefa para fiscalizar aviões particulares

11/02/2025 17h59

Ação ocorre após acidentes com aeronaves de pequeno porte

Guilherme Jeronymo – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 10/02/2025 – 21:56
São Paulo


Após a queda de um avião particular na zona oeste de São Paulo na última sexta-feira (7) e um pouso de emergência no Aeroporto de Sorocaba, no interior paulista, registrado na manhã desta segunda-feira (10), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) anunciou o início de uma força-tarefa para fiscalizar empresas responsáveis pela manutenção de aeronaves, prestação de serviços de táxi aéreo, fabricação de peças e componentes aeronáuticos.

Há previsão de 570 ações de fiscalização, “de caráter orientativo e preventivo”, segundo o conselho.

“A operação deve contribuir com o fortalecimento da segurança do setor, já que visa verificar a regularidade das companhias que prestam serviços de manutenção de aviões, com análise de quadro técnico, prestadores de serviços e profissionais envolvidos”, diz a nota divulgada pelo conselho.

A força-tarefa, em mais de 80 municípios, deve ocorrer nas próximas duas semanas.

Queda

Na última sexta-feira (7), duas pessoas morreram na queda de um avião de pequeno na Avenida Marquês de São Vicente, na região da Barra Funda, em São Paulo. O acidente ocorreu por volta das 7h20. A aeronave caiu sobre um ônibus.

proprietário do avião, o advogado gaúcho Márcio Carpena, e o piloto Gustavo Medeiros morreram no acidente.

O avião, um bimotor de pequeno porte – King Air – prefixo PS-FEM, decolou do Aeroporto Campo de Marte. A torre de controle perdeu o contato com a aeronave às 7h16, minutos após a decolagem.

O King Air F90 é fabricado pela Beechcraft, nos Estados Unidos. Tem capacidade para oito pessoas, sendo sete passageiros e o piloto.

A queda da aeronave está sob investigação.

Edição: Carolina Pimentel
Foto: Paulo Pinto
Fonte: Agência Brasil

Medicina da FAI promove cuidados de saúde a alunos e servidores

14/05/2026   10h58 Nesta semana, os alunos realizaram duas importantes atividades envolvendo a saúde coletiva e a prática humanizada Por Jéssica Nakadaira O curso de Medicina do

Joaninhas atuam contra pragas agrícolas e protegem plantações em SP

14/05/2026   12h00 Inseto se alimenta de inimigos dos cultivos, se tornando aliada do produtor Agência SP Publicado em 14/05/2026 – 11:20 Pequenas, coloridas e facilmente ignoradas,

Prefeitura de Adamantina disponibiliza Taxa de Licença para Comércio Ambulante em formato digital

14/05/2026   11h40 A Prefeitura do Município de Adamantina, por meio da Secretaria de Fiscalização e Arrecadação Tributária, informa que foi realizado o lançamento da Taxa

Prefeitura de Adamantina avança nas tratativas técnicas para execução da passarela sobre a via férrea e retomada da ciclovia da Vicinal Moyses Justino da Silva

14/05/2026   11h19 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, informa que avançaram as tratativas técnicas relacionadas ao projeto da passarela sobre

00:00