Curso de Agronomia da FAI promove plantio de árvores em ação de recuperação ambiental

03/03/2026   10h45

A atividade integrou a programação de recepção dos calouros de 2026

Por Jéssica Nakadaira

O curso de Agronomia do Centro Universitário de Adamantina – FAI realizou, no dia 28 de fevereiro de 2026, uma importante ação de recuperação de área degradada localizada no Campus II da instituição. A atividade integrou a programação de recepção dos calouros de 2026 e destacou o compromisso do curso com a formação técnica aliada à responsabilidade socioambiental.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Adamantina (SAAMA), fortalecendo a integração entre instituição de ensino e poder público municipal. Nesta primeira etapa do projeto, foram plantadas 100 mudas de espécies nativas da região, produzidas pelo viveiro municipal de mudas.

Entre as espécies introduzidas na área estão ipês, aroeira, angico, cabreúva, peroba-rosa, pau-ferro, ingá, jatobá e embaúba — árvores de reconhecida importância ecológica, fundamentais para a recomposição da vegetação nativa e para a promoção da biodiversidade local.

Participaram da atividade cerca de 50 alunos do primeiro ano do curso de Agronomia, além de professores, monitores e do engenheiro agrônomo da prefeitura, Murilo dos Santos Bispo, que auxiliou na orientação técnica durante o plantio.

De acordo com a coordenação do curso, ações como essa são fundamentais para aproximar o estudante recém-ingresso da prática agronômica e ambiental desde o início da graduação. “Esse tipo de atividade proporciona ao aluno o contato direto com a realidade da área agronômica, despertando desde os primeiros dias de curso a consciência ecológica e a responsabilidade profissional com a sustentabilidade”, destacou o coordenador Prof. Dr. José Carlos Cavichiolli.

FAI Plantio (10)FAI Plantio (2)FAI Plantio (8)FAI Plantio (4)FAI Plantio (1)FAI Plantio (3)FAI Plantio (5)FAI Plantio (6)FAI Plantio (7)FAI Plantio (9)FAI Plantio (11)FAI Plantio (12)FAI Plantio (13)FAI Plantio (14)FAI Plantio (15)

Crédito das fotos: Jéssica Nakadaira
Legenda: Participaram da atividade cerca de 50 alunos do primeiro ano do curso de Agronomia, além de professores, monitores e do engenheiro agrônomo da prefeitura

 

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Gustavo Amaral – MTb.: 0097737/SP
Centro Universitário de Adamantina

Curso de Educação Física da FAI promove Festival Esportivo Escolas Unificadas

17/06/2026   16h52 Evento foi realizado na EMEF Carlos Bueno, em Lucélia Por Jéssica Nakadaira O curso de Educação Física do Centro Universitário de Adamantina (FAI)

FAI abre inscrições para processo seletivo de monitoria remunerada

17/06/2026   09h38 Os alunos selecionados receberão uma bolsa de estudos no valor de R$ 200,00 mensais Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina (FAI),

Energisa conclui projeto de eficiência energética Unidade Básica de Saúde e escolas de Lucélia

17/06/2026   19h38 Foram investidos aproximadamente R$ 200 mil na instalação de um sistema de energia fotovoltaica, novas lâmpadas de LED e aparelho de ar condicionado A Energisa Sul-Sudeste concluiu um importante projeto de eficiência energética

AVISO DA DEFESA CIVIL – QUEDA DE TEMPERATURA

17/06/2026   16h59 A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, entre quinta-feira (18) e sexta-feira (19), a atuação de uma massa de ar frio

00:00