Curso de Educação Física da FAI promove Festival Esportivo Escolas Unificadas

17/06/2026   16h52

Evento foi realizado na EMEF Carlos Bueno, em Lucélia

Por Jéssica Nakadaira

O curso de Educação Física do Centro Universitário de Adamantina (FAI) realizou, nesta quarta-feira, 17 de junho, o Festival Esportivo Escolas Unificadas. O evento ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Bueno, em Lucélia.

A ação integra o programa de extensão universitária “Esporte adaptado: muito além de uma conquista esportiva”, desenvolvido em parceria com as Olimpíadas Especiais Brasil (OEB). O objetivo é promover a inclusão por meio da prática esportiva conjunta entre estudantes com e sem deficiência.

O festival reuniu os alunos matriculados na EMEF Carlos Bueno, além de estudantes em idade escolar atendidos pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) dos municípios de Adamantina e Lucélia. Durante a tarde, os participantes treinaram habilidades esportivas e competiram de forma integrada. O formato segue as diretrizes do programa Escolas Unificadas, que busca quebrar barreiras sociais e incentivar o respeito mútuo dentro e fora do ambiente escolar.

“O nosso propósito é promover o esporte através da inclusão, unindo pessoas com e sem deficiência em quadra. Eles atuam como parceiros: o aluno com deficiência assume o papel de atleta, e o aluno sem deficiência é o seu parceiro de equipe. É um movimento para enaltecer as potencialidades e celebrar o respeito às diferenças.”, ressalta a coordenadora do curso, Prof.ª Dra. Gabriela Toloi.

FAI Festival (1)FAI Festival (2)FAI Festival (3)FAI Festival (4)FAI Festival (5)FAI Festival (6)FAI Festival (7)

Crédito das fotos: Jéssica Nakadaira
Legenda: O festival reuniu os alunos matriculados na EMEF Carlos Bueno, além de atendidos pelas APAEs de Adamantina e Lucélia

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Jéssica Nakadaira
Gustavo Amaral – MTb.: 0097737/SP
Centro Universitário de Adamantina

Adamantina participa da Fase Sub-Regional do IREL Pró-Atletismo 2026

26/08/2026   10h04 Na segunda-feira, 24 de agosto de 2026, foi realizada, na Pista de Atletismo do ACREA (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina), a

Governo de SP regulamenta repasse de R$ 54 milhões para municípios do Programa Superação SP

26/08/2026   09h57 Verba deverá ser destinada à aquisição de equipamentos para implantação, expansão e modernização de CRAS e CREAS, entre outras unidades da rede socioassistencial

Energisa busca estudantes de Engenharia para vagas de estágio em Prudente

26/08/2026   09h45 Estudantes de cursos superiores de Engenharia, com destaque para Engenharia Elétrica, têm a oportunidade de participar de um processo seletivo da Energisa Sul-Sudeste

00:00