Defesa Civil de SP alerta para chegada de frente fria e monta gabinete de crise a partir de domingo (9)

07/03/2025 18h26

Mudança no tempo vai causar chuvas intensas e ventos de até 80 km/h; antes, no domingo (9), algumas cidades poderão registrar calor extremo

A mudança no tempo acontece entre domingo (9) e segunda-feira (10). Foto: Divulgação/Governo de SP

Agência SP

Publicado em 07/03/2025 – 17:14

A chegada de uma frente fria pode provocar chuvas intensas, quedas de raio e rajadas de vento de até 80 km/h em algumas regiões do estado de São Paulo. A mudança no tempo acontece entre domingo (9) e segunda-feira (10). Para alinhar as ações de prevenção, a Defesa Civil do Estado de São Paulo se reuniu nesta sexta-feira (7) com integrantes das defesas civis municipais para apresentar o cenário meteorológico dos próximos dias.

As regiões com alto risco de chuvas são: região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, bem como as regiões de Itapeva, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília.

LEIA TAMBÉM: SP Sempre Alerta: entenda o significado das cores dos avisos da Defesa Civil

Já as regiões que apresentam risco moderado são: Bauru, Araraquara, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto. Diante desse cenário, é fundamental que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil e adote medidas preventivas para minimizar os impactos.

O diretor do núcleo de situação de Anormalidade da Defesa Civil, Capitão PM Rodrigo Fiorentini, afirmou na reunião que o cenário dos próximos dias é alarmante. “Pedimos à população para que todos fiquem atentos aos alertas do cellbroadcast e que os municípios deem uma atenção maior nas ações de prevenção e proteção do cidadão”, ressalta.

Calor extremo

No domingo (09), a previsão meteorológica indica que o estado de São Paulo pode registrar temperaturas extremas. O forte calor será provocado por uma massa de ar quente sobre o estado, com máximas que podem superar os 37°C em algumas regiões, além da capital com 35ºC.

Esse aquecimento intenso indica a mudança no tempo em todo o estado de São Paulo, entre a madrugada de domingo (9) para segunda-feira (10), com a chegada da frente fria. Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça as ações de prevenção para o calor intenso.

Na capital paulista, a Defesa Civil vai distribuir água para a população das 11h às 15h do domingo (9), no Parque Ibirapuera, local onde deve receber alguns blocos no pós-Carnaval. A ação será feita em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

“A Defesa Civil está cada vez mais se posicionando como órgão de excelência, acolhendo e orientando os cidadãos. A principal recomendação é para que a população se hidrate”, afirma o Tenente Maxwel de Souza, da Defesa Civil de São Paulo. O órgão estadual recomendou aos municípios para que realizem ações para apoiar e auxiliar a população durante as altas temperaturas.

Pela primeira vez, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta severo para onda de calor. Moradores dos municípios de Presidente Prudente e Araçatuba, na região oeste do estado, receberam a mensagem pelo celular. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a previsão indica que as temperaturas permanecerão extremamente elevadas até domingo (9).

Na mensagem do alerta, a Defesa Civil recomenda que a população se mantenha hidratada, bebendo água regularmente. Também é importante evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia e ter cuidados especiais com crianças e idosos.

Gabinete de crise

Diante da previsão meteorológica, a Defesa Civil irá montar o gabinete de crise a partir das 18h do domingo (9), com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios. O gabinete deve ficar mobilizado até terça-feira (11), para garantir pronta resposta a possíveis estragos causados pelos temporais.

LEIA TAMBÉM: O que fazer se o carro ficou preso no alagamento? Defesa Civil de SP explica

A Defesa Civil de São Paulo também reforçou que os municípios que precisarem de ajuda humanitária poderão ser atendidos. Desde outubro, a Defesa Civil Estadual mantém seus cinco depósitos cheios e prontos para enviar apoio assim que solicitado. Os depósitos ficam na capital paulista, na região do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Bauru e Presidente Prudente. Ficam estocados alimentos, kits de limpeza, higiene pessoal, dormitório, além de lonas plásticas e telhas.

Nutrição da FAI realiza capacitação para manipuladores de alimentos das escolas de Irapuru

21/05/2025 16h47 Ação objetivou fortalecimento da segurança alimentar aos estudantes da rede pública de ensino  Por Raquel Clapis Ribas Tripolone Revisão de Priscila Caldeira No

Prefeitura de Adamantina informa novo endereço do CRAS

21/05/2025 16h40 Atendimentos no novo espaço terão início na segunda-feira (26) A Prefeitura Municipal de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa que

Reunião do Grupo para Cuidadores e Familiares de Idosos portadores de demência tratará sobre os cuidados com a pele do idoso

21/05/2025 16h37 Encontro acontece na próxima quarta-feira (28), a partir das 18h no miniauditório do bloco V da FAI Na próxima quarta-feira (28), a partir

00:00