Demanda por profissionais de IA deve crescer 150%; veja como se inscrever em curso gratuito do Governo de SP com 1 milhão de vagas

13/03/2025 15h36

Os interessados podem se inscrever no site do Qualifica SP até 31 de março


A jornada de aprendizado é dividida em quatro módulos e o curso tem um total de quatro horas e pode ser concluído em até três meses. Foto: Governo de SP

  • Agência SP
  • Publicado em 13/03/2025 – 13:00

No Brasil, a demanda por profissionais de inteligência artificial (IA) deve crescer 150% em 2025, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes). Neste contexto, o Qualifica SP, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está com 1 milhão de vagas abertas no curso gratuito “Ia Para Todos”, oferecido a moradores do estado de São Paulo alfabetizados, sem idade mínima e máxima exigidas.

LEIA TAMBÉM: Mercado de trabalho: SP oferece capacitação para IA

A qualificação é oferecida em parceria com a StartSe no formato on-line em modo assíncrono, o que permite o estudante realizá-la quando e onde quiser. A jornada de aprendizado é dividida em quatro módulos e o curso tem um total de quatro horas e pode ser concluído em até três meses.

Os interessados devem se inscrever até 31 de março no site: www.qualificasp.sp.gov.br. Após o cadastro, o início é imediato. Ao final, os alunos receberão certificado emitido pela StartSe.

Parcerias de sucesso

Em 2024, o Qualifica SP já havia realizado outras parcerias para cursos de IA com o Google Cloud; e de computação em nuvem, com a Microsoft, proporcionando qualificação gratuita para quem deseja ter conhecimento em novas tecnologias.

Foi o caso de Guilherme Camargo, 22 anos. Morador da cidade de Piedade, na região metropolitana de Sorocaba, ele é formado em Tecnologia da Informação (TI) e participou de um dos cursos de IA, por meio do programa. “A IA está muito em alta hoje em dia. Minha principal motivação para fazer o curso foi crescimento profissional e penso que, mais pra frente, com essa qualificação, também será possível melhorar ainda mais o meu salário”, conta o ex-aluno.

LEIA TAMBÉM: Confira o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho e na educação, segundo especialistas da USP

O jovem também explica que tem observado o crescimento na demanda por profissionais com expertise em IA no mercado. Segundo ele, a ideia é se especializar cada vez mais para que possa atender às necessidades de empresas que buscam mão de obra qualificada. “Cada vez mais a IA está inserida no mercado. Várias empresas já estão implementando requisitos sobre isso”, reforça.

Yasmin Alves Nascimento, 25 anos, teve uma motivação parecida. Moradora de Jacareí, no Vale do Paraíba, ela também é profissional de TI e, assim como Guilherme, está atenta às novas tendências tecnológicas. Por meio do Qualifica SP, a jovem realizou os cursos de IA e de computação em nuvem.

“Em termos de conhecimento técnico, ambos os cursos são extremamente relevantes para o mercado de TI. Tive a oportunidade de trabalhar com projetos reais, utilizando as plataformas que o mercado emprega, como a nuvem do Google Cloud e da Microsoft Azure. A computação em nuvem e a inteligência artificial estão no centro da transformação digital das empresas, a maioria delas já utiliza essas tecnologias. Agora, eu tenho um conhecimento intermediário que permite me aprofundar ainda mais e, no futuro, conquistar oportunidades na área”, explica.

Alunos de Engenharia Civil da FAI desenvolvem projetos para as entidades em parceria com a AEAANAP

12/12/2025    16h25 No dia 6 de dezembro, estudantes, profissionais e autoridades participaram de um estudo de casos realizado na sede da AEAANAP Por Jéssica

Energisa -Nota à Imprensa – chuva forte na região

12/12/2025   16h19 A Energisa informa que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia para os clientes afetados pela forte chuva que caiu na região,

Papai Noel chegará em Adamantina na segunda-feira (15) no Paço Municipal

12/12/2025    16h16 Musical “Natal Brasileiro” será apresentado no dia 18 de dezembro no Parque dos Pioneiros; alteração é decorrente da condição climática prevista para

00:00