Desenvolvimento Regional comunica evolução positiva nos indicadores recentes da pandemia em SP

05/08/2020 17h54

Governador Doria anuncia participação de novos centros de pesquisa nos testes da vacina contra o coronavírus

Na entrevista coletiva de hoje (05), no Palácio dos Bandeirantes, integrantes do Governo do Estado e membros do Comitê de Contingência do coronavírus anunciaram evolução nos indicadores relacionados à pandemia de Covid-19. O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, chamou a atenção para a evolução na ocupação média de leitos de UTI.

“Na sexta-feira passada (31), tínhamos 66{566cc9a385eb5c53176b33b2e5256920dc5e2831a279a8f78f8e371482bf4501} de ocupação média dos leitos de UTI no estado de São Paulo. Na segunda-feira (03) avançamos para 62{566cc9a385eb5c53176b33b2e5256920dc5e2831a279a8f78f8e371482bf4501} e hoje atingimos 60,2{566cc9a385eb5c53176b33b2e5256920dc5e2831a279a8f78f8e371482bf4501}. Essa queda vem acontecendo de maneira significativa e a letalidade vem também melhorando. Ela é de  4,1{566cc9a385eb5c53176b33b2e5256920dc5e2831a279a8f78f8e371482bf4501} hoje, ante 4,2{566cc9a385eb5c53176b33b2e5256920dc5e2831a279a8f78f8e371482bf4501} no dia 3”, afirmou Vinholi.

Esta evolução positiva vem se dando ao longo de dias e semanas, mas é, advertiu Vinholi, “ainda um momento de cautela e de união de esforços para que possamos prosseguir com essa melhoria nos índices”.

Ainda na coletiva de imprensa de hoje, o governador João Doria anunciou que cinco centros de pesquisa em todo o Brasil iniciam testes da vacina CoronaVac em voluntários. Até sábado (8), centros em Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), São José do Rio Preto (SP) e Porto Alegre (RS) começam os testagens da nova vacina contra o coronavírus.

No total, são até aqui 12 núcleos científicos selecionadas para a terceira e última fase de ensaios clínicos, que devem ser concluídos entre o final de outubro e o início de novembro. O imunizante é desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa SinovacLife Science.

“Mais cinco centros de pesquisa iniciam testes da vacina CoronaVac. Chegamos, assim, a 10 centros e em breve serão 12 no total. A testagem, coordenada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, deve ser concluída até novembro com cerca de 9 mil voluntários”, destacou o Governador João Doria.

O secretário Vinholi também anunciou na coletiva de imprensa a distribuição de mais 101 novos respiradores para todo o interior do estado. Foram beneficiadas 13 regiões: Araçatuba, Baixada Santista, Bauru, Franca, Piracicaba, Presidente Prudente, Marília, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté e Grande São Paulo.

“Chegamos a um total de 3477 respiradores já distribuídos, número bastante significativo, que eleva a capacidade hospitalar de São Paulo a ótimos níveis, para atender a toda a população de nosso estado”, comemorou o secretário de Desenvolvimento Regional.

Já no dia de hoje, as vacinas começam a ser aplicadas em profissionais da saúde na Universidade de Brasília (UnB) e, amanhã (06), no Hospital das Clínicas na Unicamp, em Campinas (SP). Na sexta-feira (07), as ações serão iniciadas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP). No sábado (08), será vez do Hospital São Lucas da PUC do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O cronograma para início da aplicação das vacinas no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, e no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro, serão anunciados em breve.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) foi o primeiro a aplicar a CoronaVac, no dia 21 de julho. Na semana passada, entre quinta (30) e sexta-feira (31), os testes começaram no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Universidade Municipal de São Caetano do Sul e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Comunicação
Imprensa
Secretaria de Desenvolvimento Regional

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00