Detran de São Paulo tira teste de baliza para exame da CNH

27/01/2026   10h55

Candidatos poderão fazer o teste usando veículo automático

Agência Brasil
Publicado em 27/01/2026 – 08:42
São Paulo


O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) retirou o teste de baliza da prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o exame agora pode também ser feito utilizando veículo com câmbio automático.

Essas resoluções entraram em vigor nessa segunda-feira (26) e, segundo o órgão, têm a finalidade de ser “um modelo de avaliação mais moderno, objetivo e focado na condução segura e responsável”.

Se acordo com o Detran-SP, as medidas “têm o objetivo de simplificar etapas, reduzir custos e aprimorar a experiência do cidadão”.

Outros testes durante a prova continuam valendo, como conversões à direita e à esquerda, condução segura e uso da seta, entre outros.

As novas regras fazem parte das mudanças recentes que vêm sendo feitas para tirar ou renovar a CNH. A maior dessas alterações foi o fim da obrigatoriedade de fazer aulas de direção em autoescola.

Pelas novas regras divulgadas no fim de 2025, o curso teórico passou a ser gratuito. O governo fornece ao candidato todo o conteúdo de forma digital, mas também é possível frequentar aulas presenciais em autoescolas.

Anteriormente era obrigatório fazer 20 horas de aulas práticas, agora só duas horas são necessárias. O candidato, caso queira, também pode frequentar uma autoescola ou contratar instrutores autônomos.

Para tirar a CNH, o candidato ainda tem de passar e ser aprovado em dois exames.

Edição: Graça Adjuto
Foto: Rovena Rosa
Fonte: Agência Brasil

Detran-SP moderniza exame de CNH, autoriza carro automático e retira etapa de baliza

27/01/2026   11h13 Novas regras entram em vigor como parte das medidas para facilitar a CNH Os novos motoristas já podem economizar tempo e dinheiro para

INSS não deixará de pagar aposentadoria a quem não tem nova identidade

27/01/2026   10h45 Circulam notícias falsas de que o INSS deixaria de pagar benefícios Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Publicado em 26/01/2026 – 18:13

Governo de SP anuncia R$ 37 milhões para ações de difusão cultural em municípios paulistas em 2026

26/01/2026   17h26 Recursos vão apoiar circulação de espetáculos, festivais e valorização da cultura tradicional em municípios de todo o estado Encontro de Gestores Municipais da

00:00