Dia do Consumo Consciente: Energisa Sul-Sudeste compartilha estratégias para economizar energia

15/10/2024 16h04

Adotar práticas de consumo consciente e sustentáveis, como desligar aparelhos que não estão em uso e utilizar lâmpadas LED, podemos contribuir com nosso planeta

Com o crescimento da população e a urbanização acelerada, a demanda por eletricidade tem aumentado. Ao adotar práticas de consumo consciente e sustentáveis, como desligar aparelhos que não estão em uso, utilizar lâmpadas LED e optar por eletrodomésticos eficientes, podemos contribuir com nosso planeta. Além disso, o consumo consciente resulta em economia financeira, tornando-se uma escolha inteligente para todos, e a Energisa Sul-Sudeste te ajuda com isso.

No Dia do Consumo Consciente, data instituída pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009, o coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres, reforça algumas dicas e orientações para utilizar a energia elétrica da melhor forma possível. Além disso, hábitos sustentáveis podem ajudar com a conta no fim do mês.

Uma dica importante diante de altas temperaturas é manter o ar-condicionado na temperatura padrão de 23ºC. “O motivo é que, quanto mais a pessoa reduzir a temperatura do aparelho, maior será o consumo de energia. Para se ter ideia, há estudos que mostram que o consumo é elevado em 7% a cada grau diminuído no ar-condicionado. Então, por exemplo, se o ar vai ficar ligado em 17°C direto, o consumo de energia pode ter um impacto de até 35%”, explica Thiago.

Além disso, o coordenador ressalta a importância de manter os filtros do ar-condicionado sempre limpos, pois, sem a devida manutenção, o consumo de energia pode ter até 15% de aumento.

“No caso do ar-condicionado, a recomendação nesses períodos extremos é acionar o mínimo possível. Uma opção é mantê-lo ligado até o quarto ficar gelado, com o ambiente totalmente fechado, e depois usar um ventilador, que consome menos energia, e vai manter a circulação do ar fresco. Lembrando que o ventilador não resfria o ambiente, então não deve ser deixado funcionando em ambientes vazios, pois desperdiçam energia”, orienta o coordenador.

Vale lembrar que aparelhos de refrigeração e climatização trocam calor com o ambiente externo. Então, para manter a temperatura, eles trabalham mais.

Outras recomendações
Ao comprar algum equipamento, prefira aqueles que tenham o selo Procel classe A, pois são mais eficientes – ainda que o valor de alguns desses equipamentos seja um pouco mais elevado que aqueles que são menos eficientes, a longo prazo, o cliente irá compensar o gasto inicial com a economia na conta de energia, garantida por um equipamento mais eficiente.

Outras mudanças básicas de comportamentos podem ajudar no fim do mês, como:

  • Conservação do café quente. Em vez de mantê-lo aquecido dentro da cafeteira elétrica, com ela ligada, transfira o café para uma garrafa térmica e desligue a cafeteira.
  • No caso da geladeira, um teste com uma folha de papel ajuda a identificar se o aparelho está funcionando bem ou se está gastando energia a mais. Feche a porta da geladeira com uma folha de papel. Se o papel deslizar facilmente, a borracha precisa ser trocada. Caso contrário, o equipamento está funcionando bem.
  • Em tempos de altas temperaturas, não coloque panelas quentes dentro do refrigerador – isto não vai estragar o equipamento, mas com certeza vai fazê-lo consumir mais energia e vai impactar o valor final da conta.
  • Em dias quentes, “dê férias” para o chuveiro, que é um dos vilões do consumo de energia. Na hora do banho, use a posição “verão” ou aproveite o calor intenso para se refrescar com a temperatura do chuveiro no modo “desligado”.

Por fim, as ondas de calor podem afetar diretamente instalações elétricas antigas e mal dimensionadas, uma vez que o calor excessivo pode provocar um superaquecimento nos fios, elevando o risco de incêndios residenciais. “Por isso, os consumidores devem fazer a revisão das instalações elétricas e avaliar o dimensionamento, inclusive em casos de aquisição de novos equipamentos domésticos que podem afetar a demanda de carga daquela residência”, alerta Thiago.

Stephanie Fonseca Farias
Prestador de Serviço – COORDENACAO
DE COMUNICACAO E MARKETING BP

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00