Diretor executivo da Agrofértil fala sobre Agronegócio e Agronomia em aula magna

22/02/2024 16h52

Evento lotou o auditório Miguel Reale

Por Jéssica Nakadaira

Os alunos do curso de Agronomia do Centro Universitário de Adamantina começaram o ano letivo com o pé direito. Na noite de quarta-feira, 21, eles foram contemplados com uma aula magna especial no Auditório Miguel Reale.

A atividade integrou a programação de recepção dos calouros e também contou com a presença dos veteranos, sendo sucesso de público.

Neste ano, foi convidado para ministrar palestra Alexandre Ricardo Altrão, engenheiro de produção, sócio e diretor executivo da Agrofértil /CRIALT, que abordou a temática “Agronegócio e Agronomia: evidência nacional”.

O Engº Alexandre possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É proprietário da Crialt – Agrofértil (Distribuição de Insumos Agrícolas), sócio fundador das empresas: CTEC – Agricultura de Precisão, CRT Peanuts – Cerealista de Amendoim, Cicllo Agro: Corretora de Seguros Agrícolas, Diretor Presidente da Goplan Agronegócios S.A. e produtor rural, explorando as culturas de amendoim e seringueira.

“A escolha do tema se deu em razão da importância desse assunto dentro da área agronômica, uma vez que o agronegócio é um dos segmentos econômicos de maior evolução e capacidade de gerar riquezas. Em 2022, o agronegócio foi responsável por 25% do PIB brasileiro, exercendo um papel fundamental para o Brasil. Este tipo de evento é muito importante, pois além de integrar os alunos ingressantes com os alunos veteranos do curso, serve também para mostrar os diversos segmentos que o engenheiro agrônomo possa atuar”, ressalta o coordenador do curso, Prof. Dr. José Carlos Cavichioli.

Cavichioli ressalta que a escolha do nome para abordar o tema se deu em razão do Engº Alexandre estar envolvido diretamente com o setor, possuindo empresas que atuam no ramo do agronegócio, ser produtor rural e estar estabelecido em nosso município e região.

Na ocasião, também se apresentaram os novos integrantes da atlética do curso, que falaram sobre os projetos para este ano e distribuíram brindes aos alunos.

Por fim, o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SP), Engº Alexandre Périco Joaquim, entregou um diploma de Honra ao Mérito ao ex-aluno, Engº Agrônomo Thiago de Souza Ferreira, por ter se destacado no curso.

Aula Magna Agronomia 1Aula Magna Agronomia 2Aula Magna Agronomia 3Aula Magna Agronomia 4Aula Magna Agronomia 5Aula Magna Agronomia 6Aula Magna Agronomia 7Aula Magna Agronomia 8Aula Magna Agronomia 9Aula Magna Agronomia 10Aula Magna Agronomia 11

Crédito das fotos: Jéssica Nakadaira


Diretor da Divisão de Comunicação
Daniel Torres de Albuquerque – MTb.: 51.540/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Número da unidade consumidora na conta de luz será atualizado em janeiro

04/12/2025   16h24 Objetivo da mudança que valerá em todo o país é aumentar eficiência, transparência e a qualidade das informações utilizadas para gestão e operação

Visitação para empresas interessadas no antigo prédio do IBC continua aberta

04/12/2025   15h42 Edital com as informações está disponível em https://www.adamantina.sp.gov.br/portal/editais/0/1/1752/ Continua aberta à visitação para interessados em participar do edital de concorrência pública do antigo

Secretaria Municipal de Educação implementa ações do Programa Prefeitura de Excelência

04/12/2025   15h26 Ação contou com o apoio de Diego Calegari, secretário de educação de Joinville, que é o município que hoje tem a melhor pontuação

00:00