Docente de Veterinária defende tese de doutorado sobre galinhas poedeiras

07/06/2024 16h46

Fernanda foi pioneira a instituir uma nova linha de pesquisa na Unesp


Por Jéssica Nakadaira

A docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Adamantina, Prof.ª Dra. Fernanda Paes de Oliveira Boreli, defendeu a tese de Doutorado sobre o “Efeito do Estresse Térmico sobre o desempenho, e parâmetros fisiológicos de galinhas poedeiras”, sob orientação do Prof. Dr. Danilo Florentino Pereira, na Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Câmpus Experimental de Tupã.

Fernanda foi pioneira, junto com o Prof. Danilo, a instituir uma nova linha de pesquisa na Unesp, com a colaboração de professores e pesquisadores de outras instituições de ensino do Estado de São Paulo, com contribuições ao estudo da epigenética, biologia molecular e bioinformática.

A equipe de pesquisa deste projeto contou com a Prof.ª Silvana Gomes Gonzalez e alunos e ex-alunos do Curso de Medicina Veterinária da FAI em todas as fases de elaboração, inclusive em novas fases que estão por vir.

O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e gerou até o momento bolsa de pesquisa para dois alunos do Centro Universitário, além de outras iniciações científicas.

“Tive a oportunidade de prestigiar a defesa de Doutorado da Prof.ª Fernanda e sua apresentação foi impecável, contando com banca internacional. Nossos parabéns ao brilhantismo desta professora e toda equipe, que muito engrandece a nossa Instituição”, ressalta a docente de Medicina Veterinária, Prof.ª Ma. Silvana Gomes Gonzalez.

Fernanda ressalta os frutos da parceria com a Unesp de Tupã e Dracena. “Nas pesquisas e projetos, fiz questão de inserir os alunos do Centro Universitário, que concorreram com os alunos da Unesp e conseguiram a pontuação para as bolsas. Estou muito orgulhosa deles e feliz com o resultado deste projeto. Inclusive, parte dele foi incluído no edital voluntário, com o objetivo de continuar trabalhando com essa linha de pesquisa”, diz. 

 

Diretor da Divisão de Comunicação
Daniel Torres de Albuquerque – MTb.: 51.540/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Cursos de graduação desenvolvem ações de educação em saúde junto a Tiro de Guerra

12/06/2024 18h08 Até agora participaram das atividades os cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia   Por Priscila Caldeira O Centro Universitário de Adamantina, por meio

Produtores rurais devem fazer atualização dos rebanhos

12/06/2024 18h06 Prazo para a ação vai até o dia 7 de julho Colaborou: Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo A Prefeitura

Campanha de Vacinação contra Brucelose segue até o final do mês

12/06/2024 18h04 Declarações devem ser enviadas até 7 de julho Colaborou: Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (2024) A Prefeitura de Adamantina,

00:00