Docente do Centro Universitário defende mestrado na USP

18/07/2024 18h40

A dissertação é denominada “Comissão de Avaliação Técnica Interprofissional como estratégia de mediação sanitária e redução da judicialização da saúde”

Por Jéssica Nakadaira

Com informações do Portal Siga Mais

O docente do curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina, Rafael Teixeira Sebastiani, defendeu sua dissertação de mestrado pelo Programa de Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde na Universidade de São Paulo (USP).

A dissertação, denominada “Comissão de Avaliação Técnica Interprofissional como estratégia de mediação sanitária e redução da judicialização da saúde”, consiste em uma análise quantitativa das estratégias empregadas visando a redução da judicialização da saúde em um município do interior paulista, sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Nogueira de Oliveira.

A pergunta de pesquisa foi confirmada pela análise dos dados realizada pelo Centro de Estatística Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da USP (CEA/IME-USP), demonstrando a efetividade da comissão interprofissional na redução da judicialização da saúde.

Compuseram a banca da dissertação o orientador Prof. Dr. Rogerio Nogueira de Oliveira, a Profa. Dra. Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza, ambos da USP, e a Profa. Dra. Fernanda Stefani Butarelo, do Centro Universitário de Adamantina.

“A interdisciplinaridade do programa contemplou a possibilidade de estudar o Direito nos cenários de prática de saúde pública, culminando neste objeto de estudo que se confirmou com a pesquisa e se torna, agora, um modelo que pode ser replicado nos municípios brasileiros visando a efetividade administrativa e a redução da judicialização”, destaca o novo Mestre pela USP.


Crédito da Foto: Arquivo Pessoal
Legenda: Compuseram a banca da dissertação o orientador Prof. Dr. Rogerio Nogueira de Oliveira, a Profa. Dra. Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza, ambos da USP, e a Profa. Dra. Fernanda Stefani Butarelo, do Centro Universitário de Adamantina.

 

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Saiba como se capacitar profissionalmente com o Fundo Social de São Paulo em 2026

28/01/2026    13h46 Programas gratuitos oferecem cursos em diversas áreas e ampliam oportunidades de geração de renda em todo o estado Outra frente importante são

Energisa abre cadastro para Banco de Talentos de pessoas com deficiência na região

28/01/2026   12h17 De olho em oportunidades futuras, empresa está cadastrando currículos para atuar em áreas administrativas Focada em pessoas que se destacam pela determinação, inovação e espírito de

IPVA 2026: conheça categorias isentas de pagamento em SP, além de motos até 180 cilindradas

28/01/2026    12h01 Carros com mais de 20 anos, portadores de deficiência e outros têm isenção do pagamento do imposto Agência SP Publicado em 28/01/2026 –

00:00