Docente do Centro Universitário defende mestrado na USP

18/07/2024 18h40

A dissertação é denominada “Comissão de Avaliação Técnica Interprofissional como estratégia de mediação sanitária e redução da judicialização da saúde”

Por Jéssica Nakadaira

Com informações do Portal Siga Mais

O docente do curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina, Rafael Teixeira Sebastiani, defendeu sua dissertação de mestrado pelo Programa de Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde na Universidade de São Paulo (USP).

A dissertação, denominada “Comissão de Avaliação Técnica Interprofissional como estratégia de mediação sanitária e redução da judicialização da saúde”, consiste em uma análise quantitativa das estratégias empregadas visando a redução da judicialização da saúde em um município do interior paulista, sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Nogueira de Oliveira.

A pergunta de pesquisa foi confirmada pela análise dos dados realizada pelo Centro de Estatística Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da USP (CEA/IME-USP), demonstrando a efetividade da comissão interprofissional na redução da judicialização da saúde.

Compuseram a banca da dissertação o orientador Prof. Dr. Rogerio Nogueira de Oliveira, a Profa. Dra. Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza, ambos da USP, e a Profa. Dra. Fernanda Stefani Butarelo, do Centro Universitário de Adamantina.

“A interdisciplinaridade do programa contemplou a possibilidade de estudar o Direito nos cenários de prática de saúde pública, culminando neste objeto de estudo que se confirmou com a pesquisa e se torna, agora, um modelo que pode ser replicado nos municípios brasileiros visando a efetividade administrativa e a redução da judicialização”, destaca o novo Mestre pela USP.


Crédito da Foto: Arquivo Pessoal
Legenda: Compuseram a banca da dissertação o orientador Prof. Dr. Rogerio Nogueira de Oliveira, a Profa. Dra. Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza, ambos da USP, e a Profa. Dra. Fernanda Stefani Butarelo, do Centro Universitário de Adamantina.

 

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

FAI realiza capacitação sobre a plataforma UpToDate para alunos da área da saúde

20/03/2025 16h40 Ferramenta internacional auxilia estudantes na tomada de decisões clínicas baseadas em evidências Por Jesana Lima – MTB – 75.651/SP O Centro Universitário de Adamantina

Confira a programação cultural que acontece em Adamantina neste final de semana

20/03/2025 16h38 O final de semana se aproxima e com ele acontecem ações culturais no município promovidas pela Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria

Mutirão contra o mosquito Aedes aegypti será realizado no Jardim Brasil, Itamaraty, Murilo Jaccoud e Distrito Industrial Valentim Gatti na próxima semana

20/03/2025 16h36 Secretaria de Obras, responsável pelo recolhimento, pede que a população todos os itens a serem descartados de uma única vez a fim de

00:00