Doria anuncia 4 acordos de cooperação em Dubai para atrair investimentos e ampliar exportações

29/10/2021 18h25

Parcerias coordenadas pela InvestSP permitem intercâmbio de negócios e informações estratégicas para reforçar presença de SP no mercado árabe

O Governador João Doria apresentou nesta quinta-feira (28) o balanço da missão estadual na Expo Dubai, maior evento de negócios do mundo. O Estado de São Paulo fechou acordos de cooperação com quatro instituições e empresas dos Emirados Árabes Unidos, o que facilita a atração de novos investimentos e amplia o leque de exportações paulistas.

“Estou muito feliz, como Governador de São Paulo, pelos resultados obtidos até aqui e pelos acordos assinados”, declarou Doria. “Neste momento, estamos celebrando o fechamento de quatro acordos de cooperação com os Emirados Árabes e acordos entre empresas que podem atrair um investimento de cerca de R$ 1,1 bilhão para São Paulo”, acrescentou.

Os acordos foram fechados sob a coordenação da InvestSP, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade e que gerencia escritórios comerciais do Governo de São Paulo em Dubai, Xangai (China) e Munique (Alemanha). Com as parcerias, tanto empresas sediadas em São Paulo como empreendimentos dos Emirados Árabes podem se beneficiar com menos burocracia e um ambiente amistoso de negócios.

A parceria entre São Paulo e a Câmara de Comércio e Indústria de Sharjah prevê o atendimento prioritário a empresas paulistas e intercâmbio de informações estratégicas com a instituição árabe. De acordo com Doria, a Câmara de Sharjah tem interesse em investimentos internacionais nas áreas de infraestrutura e empreendimentos imobiliários.

Outro acordo foi fechado com o DMCC (Dubai Multi Commodities Centre), órgão ligado ao Governo de Dubai para fornecer infraestrutura física e financeira à importação de commodities no Oriente. Considerado o maior hub de commodities do mundo, o DMCC firmou compromisso com o Governo de São Paulo para facilitar exportações locais de produtos como café, suco de laranja e etanol, entre outros.

O terceiro termo de cooperação mútua foi assinado com a multinacional líder mundial de logística DP World, que atua em mais de 80 países e está sediada em Dubai. A empresa opera terminais no porto de Santos e associou a InvestSP a um programa para facilitação de exportações e redução de barreiras burocráticas, com foco em melhoria de competitividade e redução de custos empresariais.

A DP World também mostrou interesse em projetos como a concessão do porto de São Sebastião e a implantação do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, que devem ter editais publicados entre o final deste ano e o primeiro trimestre de 2022.

Por fim, o Governo de São Paulo também fechou parceria com o Abu Dhabi Global Market, centro financeiro internacional e zona franca na capital dos Emirados Árabes. O acordo prevê ações para promover mercados e serviços financeiros no Brasil e apoio direto a empresas paulistas.

A missão estadual em Dubai também listou 12 acordos privados entre empresas de São Paulo e representantes árabes, com previsão de R$ 1,1 bilhão em novos investimentos no estado.

O principal deles foi confirmado pela Agrimpex, negociadora de commodities agrícolas que vai investir R$ 971 milhões em São Paulo e gerar mais de 500 novos empregos no estado para cumprir os acordos comerciais com investidores dos Emirados Árabes Unidos.

Assessoria de ImprensaSecretaria Especial de Comunicação

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00