Educação financeira pode ser incluída no currículo escolar

16/07/2026   10h25

Proposta aprovada no Senado abrange ensinos fundamental e médio

Agência Brasil*
Publicado em 15/07/2026 – 21:57
Brasília


A inclusão da educação financeira como tema no currículo dos ensinos fundamental e médio foi aprovada nesta quarta-feira (15), no plenário do Senado Federal. 

O projeto de lei, aprovado na forma de texto alternativo da senadora Teresa Leitão (PT-PE), estabelece que o tema será ensinado de forma transversal em disciplinas já existentes, como matemática, história e geografia, ao longo de toda a formação escolar.

Pela proposta, a educação financeira, que já faz parte da Base Nacional Comum Curricular desde 2017, está agora prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando sua aplicação mais obrigatória. Cada escola terá autonomia para incluir o tema em seu projeto pedagógico de acordo com a sua realidade local, evitando a sobrecarga dos alunos.

A relatora ampliou o texto original para incluir também a promoção da educação fiscal, previdenciária e securitária por parte do poder público. Com isso, os alunos também vão aprender sobre a importância dos impostos para o financiamento de serviços públicos, além de entender o funcionamento da previdência social e dos seguros.

Por ter sido modificado no Senado, o texto agora voltará à Câmara para última análise.

 

*Com informações da Agência Senado.

Edição: Sabrina Craide
Foto: José Cruz
Fonte: Agência Brasil

Semana Acadêmica de Pedagogia 2026 promove tecnologia, inclusão e literatura nos dias 24 e 25 de agosto

10/08/2026   17j51 Com programação que inclui palestras, rodas de leitura e dinâmicas interativas, evento acontece no Campus II para alunos e comunidade Por Gustavo Amaral

AVISO IMPORTANTE À POPULAÇÃO

10/08/2026   17h40 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, devido a problemas técnicos da VIVO, o telefone 192 encontra-se

Prefeitura de Adamantina promove formação para equipe do CREAS com foco na autonomia e emancipação das mulheres

10/08/2026   16h45 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira, 10 de agosto, uma formação destinada à equipe

00:00