Egresso de Fisioterapia da FAI defende mestrado na FAMEMA

18/08/2025   10h46

Matheus Luís Leite Coca concluiu Mestrado Profissional em Ensino em Saúde

 Por Priscila Caldeira
Colaborou: Leandra Navarro Benatti


O egresso do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Adamantina, Matheus Luís Leite Coca, defendeu no último dia 29 a dissertação de mestrado na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), no Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde (PPGES).

Intitulada “Articulação entre os diferentes níveis de atenção na perspectiva da integralidade: visão dos profissionais da atenção primária à saúde e do serviço de Fisioterapia”, a dissertação foi orientada pela Prof.ª Dra. Silvia Franco da Rocha Tonhom.

Para Matheus, a conclusão do mestrado representa a realização de um sonho nascido ainda na graduação. “Foi o fechamento de um ciclo construído com muito esforço, aprendizado e paixão pela saúde pública e pela formação em saúde. Mais do que um título, o mestrado ampliou meu olhar, fortaleceu minha atuação profissional e me transformou em alguém ainda mais comprometido com o cuidado, com a pesquisa e com a transformação da realidade que nos cerca”, avalia.

Conforme conta, a FAI teve um papel “fundamental” na construção do olhar ao outro com empatia, na valorização da ciência, e em sua percepção como sujeito ativo na produção de saúde. “Foi ali também que fui provocado a pensar criticamente e a construir caminhos dentro da profissão que realmente fizessem sentido para mim e para a comunidade que eu queria impactar”, afirma.

A coordenadora do curso de Fisioterapia, Prof.ª Dra. Leandra Navarro Benatti, se diz realizada em acompanhar o avanço na trajetória profissional e acadêmica, como fisioterapeutas, com dedicação, competência e comprometimento.

“A formação acadêmica vai além da graduação. Ela é um processo contínuo, e quando vemos nossos ex-alunos buscando aprofundamento, pesquisa e inovação na Fisioterapia tenho a certeza de que estamos cumprindo nossa missão como instituição de ensino. Como coordenadora do curso, não poderia deixar de expressar a minha satisfação. Em nome de toda a equipe docente e da coordenação, parabenizo o Matheus pela conquista do mestrado”, comemora Leandra.

Matheus deixa um recado aos estudantes de graduação em Fisioterapia: “Sonhem grande e enxerguem na formação não só um diploma, mas uma ferramenta de transformação social!”.

 Currículo
Matheus Luís Leite Coca é fisioterapeuta formado na FAI em 2018. Tem pós-graduações em Saúde Pública, em Gestão em Saúde e em Saúde do Idoso e Gerontologia. Atua na Prefeitura Municipal de Bastos (SP) no cargo de fisioterapeuta desde 2019. Em 2025 ingressou como docente no curso de Fisioterapia na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP).

Atuou na Prefeitura Municipal de Rinópolis (SP) em 2021 e na empresa Physioergo Fisioterapia e Ergonomia, de 2020 a 2021.

FAI Defesa Matheus (5)FAI Defesa Matheus (1)FAI Defesa Matheus (2)FAI Defesa Matheus (4)

 Crédito das fotos: Arquivo Pessoal
Legendas:
– Matheus Luís Leite Coca concluiu Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na FAMEMA
– Matheus durante defesa da dissertação de mestrado na FAMEMA

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Contribuintes podem baixar carnês dos tributos municipais diretamente na página da Prefeitura de Adamantina

27/01/2026   13h55 Vencimento da primeira parcela do FUN-FIS e ISS-Fixo será dia 20 de fevereiro Continua disponível em www.adamantina.sp.gov.br a opção para que os contribuintes, tanto pessoas

Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promove planejamento pedagógico antes da volta às aulas

27/01/2026   13h32 Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promoveu uma capacitação para 300 educadores antes da volta às aulas. Conforme

Vacina contra dengue continua disponível em todas as unidades básicas de saúde de Adamantina

27/01/2026   13h23 A vacina contra dengue destinada ao público que tem entre 10 e 14 anos de idade continua disponível em todas as unidades básicas

00:00