EMEIs de Adamantina comemoram semana da pátria com alunos de todas as faixas etárias

19/09/2019 20h23

Com o objetivo de ensinar o amor à pátria, o civismo, o patriotismo, de formar atitudes de respeito aos símbolos do Brasil, comemorar as datas cívicas e, ainda, valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria, as EMEIs de Adamantina desenvolveram durante toda a semana da pátria atividades lúdicas para comemorar os 197 anos da Independência do Brasil.

Na EMEI Sonho de Criança, a bandeira brasileira foi produzida com a participação das crianças de dois a quatro anos com carimbo das mãozinhas usando tinta guache. De forma lúdica, foram trabalhadas as cores da bandeira por meio de recortes, colagem e montagem da bandeira.  Os pequenos, em grupo, assistiram a apresentações sobre a bandeira e o que cada cor representa.

Na EMEI Eunice Maris, as crianças cantaram todos os dias o Hino Nacional e o Hino da Independência e ouviram a história do Brasil desde a época da Colônia até o Império.

Ainda dentre as ações, foi realizada a representação do grito da Independência por D. Pedro as margens do Rio Ipiranga, montagem da Bandeira do Brasil, cartazes com os temas “O que é Semana da Pátria” e “O povo brasileiro”, adereço “Foguetinho verde e amarelo” e Chique Choque cor da Bandeira, Boomerang de Papel, Desenho da Representação Semana da Pátria e encerramento com o desfile.

Na EMEI Cantinho da Criança, as crianças desenvolveram desenhos, colagens e brincadeiras alusivas a temática e, ainda, cantaram o Hino Nacional e o Hino da Independência.

Na EMEI Pequeno Polegar, além de cantar os hinos, as crianças participaram da contação de história do descobrimento do Brasil até sua independência, parlenda, atividades com papel crepom e receberam lembrancinhas alusivas ao tema.

Na EMEI Domingos Latine, todos os dias da semana a Bandeira foi homenageada, as professoras em sala de aula explicaram sobre a Independência do Brasil e atividades referentes ao tema foram desenvolvidas culminando com a participação de toda comunidade escolar no desfile cívico.

As atividades direcionadas a semana da pátria na EMEI Criança Feliz foram: confecção da viseira, localização do Brasil no Globo, montagem do mapa do Brasil com as cores da bandeira, marcha e bandinha.

Os estudantes da EMEI Professora Eulalia Paschoal Brighenti ouviram os Hinos da Independência e do Brasil. No primeiro dia, as crianças foram reunidas no pátio e ouviram uma explicação de uma das professoras, porque existe o Dia da Independência do Brasil. Durante toda a semana, eles levaram para casa lembrancinhas verde e amarela (pulseira, viseira, bandeira e faixa para a cabeça).

Na EMEI Monteiro Lobato, as atividades relacionadas à semana da pátria foram desenvolvidas até mesmo com os bebês. Uma das atividades teve a intenção de desenvolver o tato através da tinta e o pincel, descrevendo as cores que foram utilizadas e as suas formas geométricas.

Os alunos do maternal confeccionaram um cartaz onde puderam carimbar os dedinhos na cor verde e amarela no relevo do mapa do Brasil.

Essa atividade teve como objetivo mostrar para as crianças o relevo do nosso país e que em todo o espaço habitam várias pessoas, os dedinhos fizeram alusão a essas pessoas e a outra turma executou um mosaico por meio do recorte e colagem trabalhando as cores da bandeira e as formas geométricas.

No final da semana, foi realizada uma apresentação com fantoches sobre a independência.

Na EMEI Ciclo I Pequeno Príncipe, os alunos carimbaram a mãozinha na letra do hino da Independência, no cartaz com a bandeira do Brasil e no desenho da bandeira. Os alunos também levaram para casa um soldadinho.

Durante toda a semana, participaram de ato cívico onde ouviram o hino nacional e o hino da independência. Algumas turmas tiveram o rosto pintado nas cores da bandeira. Em outras turmas, as professoras confeccionaram pulseiras verde e amarela para os meninos e o cabelo das meninas foi enfeitado nas mesmas cores.

Foi trabalhado ainda com as crianças o sentimento de amor a pátria, cores da bandeira e a música do soldado com as crianças marchando com espadas e

chapéus confeccionadas com jornal, pintura do rosto, passeio e para observar os enfeites das lojas nas cores da bandeira do Brasil.

Foto 1  – Na EMEI Sonho de Criança, a bandeira brasileira foi produzida com a participação das crianças de dois a quatro anos com carimbo das mãozinhas usando tinta guache

Foto 2 – Na EMEI Domingos Latine, todos os dias da semana a Bandeira foi homenageada, as professoras em sala de aula explicaram sobre a Independência do Brasil e atividades referentes ao tema foram desenvolvidas culminando com a participação de toda comunidade escolar no desfile cívico

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
           Jornalista Natacha Dominato
Foto 1Foto 2

 

CIPA Realiza SIPAT 2024 com Foco em Segurança e Bem-Estar

22/07/2024 17h10 Evento promoveu debates e oficinas sobre saúde e segurança no trabalho Por Jesana Lima Entre os dias 17 e 19 de julho, o

Atlética de Agronomia entrega doações da Campanha do Agasalho para a Casa da Sopa Joanna de Ângelis

22/07/2024 17h07 Foram arrecadadas 186 peças Por Jéssica Nakadaira A Atlética do curso de Agronomia do Centro Universitário de Adamantina promoveu a Campanha do Agasalho

Com apoio da Fapesp, grupo identifica novos probióticos em queijos tradicionais

22/07/2024 17h04 Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos encontraram três cepas de bactérias que podem beneficiar a saúde humana Seg, 22/07/2024 – 9h01 |

00:00