Encontro reforça a necessidade de projetos técnicos para drenagem urbana

01/04/2025 17h01

Secretários municipais, vereadores, estudantes e profissionais da área tecnológica, além da sociedade civil, participaram de uma palestra sobre ‘Estudos hidrológicos e sua relevância na drenagem urbana’

Da Assessoria

O primeiro encontro da parceria estratégica entre o Sistema Confea/Crea/Mútua e a Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) foi realizado nesta segunda-feira (31), em Adamantina. O evento reuniu mais de 70 participantes, entre secretários municipais, vereadores, estudantes e profissionais da área tecnológica, para debater soluções técnicas voltadas à drenagem urbana, um dos desafios enfrentados pelas cidades da região.

Outros dois encontros estão programados para aprofundar discussões sobre questões que impactam diretamente a infraestrutura urbana e a qualidade de vida da população. “Nosso objetivo como profissionais técnicos é demonstrar a importância de projetos de drenagem urbana no planejamento municipal. A falta dessas iniciativas resulta em danos significativos para os municípios. Além disso, há outras questões igualmente relevantes que precisam ser debatidas, como a arborização urbana, que interfere diretamente na vida dos cidadãos”, ressaltou o conselheiro federal e engenheiro Daniel Robles.

A iniciativa busca aproximar os agentes de solução dos gestores públicos, oferecendo suporte técnico do Confea (Conselho Federal de Engenharia) para o aprimoramento das questões ambientais e urbanísticas. No evento, estiveram presentes representantes de Lucélia, Caiabu, Junqueirópolis, Mariápolis, Osvaldo Cruz, Parapuã e Adamantina.

“Para o Legislativo, é essencial compreender profundamente os problemas do município e identificar as melhores soluções, tanto a curto quanto a longo prazo. Também é fundamental conhecer os programas oferecidos pelos governos estadual e federal para atender a essas demandas. O encontro abordou essas questões de forma técnica, apresentando soluções concretas para a drenagem urbana”, destacou o vereador de Mariápolis, Leonardo Rodrigues.

O evento também contou com a participação de estudantes do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Adamantina. “A palestra sobre recursos hídricos e bacias hidrográficas foi enriquecedora e estimulou reflexões sobre a sustentabilidade da água. Para nós, universitários, encontros técnicos como este são essenciais, pois ampliam nosso conhecimento, nos conectam a profissionais experientes e nos preparam para os desafios futuros”, afirmou o estudante Estevão Citeli.

A palestra foi conduzida pelo geólogo Emílio Carlos Prandi e pelo engenheiro Renan Pereira Zambianqui.

veja o vídeo
https://youtu.be/6VAGAveE_lw

Foto 1Foto 2Foto 3Foto 4Foto 5Foto 6Foto 7Foto 8Foto 9Foto 10Foto 11Foto 12Foto 13

 

Da Assessoria

Alunos de Engenharia Civil da FAI desenvolvem projetos para as entidades em parceria com a AEAANAP

12/12/2025    16h25 No dia 6 de dezembro, estudantes, profissionais e autoridades participaram de um estudo de casos realizado na sede da AEAANAP Por Jéssica

Energisa -Nota à Imprensa – chuva forte na região

12/12/2025   16h19 A Energisa informa que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia para os clientes afetados pela forte chuva que caiu na região,

Papai Noel chegará em Adamantina na segunda-feira (15) no Paço Municipal

12/12/2025    16h16 Musical “Natal Brasileiro” será apresentado no dia 18 de dezembro no Parque dos Pioneiros; alteração é decorrente da condição climática prevista para

00:00