Energia elétrica fica mais cara em SP a partir de sexta-feira dia 4

02/07/2025  14h15

Efeito médio será de 13,94% em 24 municípios da região metropolitana

Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 02/07/2025 – 10:48
São Paulo


O reajuste anual da concessionária Enel entra em vigor a partir desta sexta-feira (4) em São Paulo. O efeito médio será de 13,94% de aumento nas tarifas para os consumidores atendidos pela distribuidora em 24 municípios da região metropolitana, incluindo a capital paulista.

O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta terça-feira (2)Segundo a agência reguladora, para consumidores residenciais, ligados em baixa tensão, o aumento tarifário será de 13,26%.

Considerando todos os consumidores atendidos em baixa tensão, incluindo unidades como pequenos comércios, o reajuste médio ficará em 13,47%. Já aqueles ligados em alta tensão – como indústrias e grandes unidades consumidoras – terão alta de 15,77%, em média.

“Entre os fatores que mais impactaram os índices propostos estão os custos com encargos setoriais [que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos], aquisição de energia e componentes financeiros apurados no processo tarifário anterior”, disse a Aneel, em nota.

A Enel também citou o impacto dos encargos setoriais e aquisição de energia sobre o reajuste. “Esses fatores, definidos por regulamentação federal, somados aos custos de transmissão e tributos federais e estaduais, têm impacto direto no valor final da fatura, independentemente da atuação da distribuidora”, disse a empresa, em nota. 

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A estrutura do reajuste tarifário, conforme informou a Enel, é composta por duas parcelas principais, A e B. A primeira corresponde a custos que não são de responsabilidade da distribuidora, como encargos, transmissão e energia, que registrou variação de +7,30%. A segunda, que são custos gerenciáveis pela distribuidora, apresentou índice de +1,02%.

Adicionalmente, há os componentes financeiros – valores pagos pelos consumidores nos 12 meses subsequentes ao reajuste – que são incluídos ou retirados conforme a apuração regulatória. “Assim, neste processo, o efeito médio decorre de três ações: (i) reajuste dos custos de Parcela A e B; (ii) inclusão dos componentes financeiros atuais (-2,35%); e (iii) retirada dos componentes do ano anterior (+7,97%)”, especificou a Enel.

Edição: Valéria Aguiar
Foto: Marcello Casal Jr
Fonte: Agência Brasil

Semana de Ciências Agrárias da FAI começa na próxima segunda-feira

08/10/2025   17h02 Evento terá “Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade” como objeto das atividades Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP A VIII Semana de Ciências Agrárias da

Unidades básicas de saúde atendem em horário estendido nesta quinta-feira (9)

08/10/2025   17h00 Ação acontece em meio ao “Outubro Rosa”, mês que é voltado a realização da campanha de prevenção e a busca pelo diagnóstico precoce

Ação de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado(11) na Vila Jardim em Adamantina

08/10/2025   16h58 Doses serão aplicadas em cães e gatos das 9h às 15h no PAS 2 Sábado (11), das 9h às 15h acontece mais uma

00:00