Energisa reforça orientações de segurança para evitar acidentes elétricos durante as festas

29/12/2023 17h04

Curto-circuito e incêndio provocados por instalações irregulares e fogos de artifício na rede elétrica estão entre os riscos citados pela distribuidora de energia

Assim como o Natal, a virada do ano é sinônimo de muita comida, música e diversão sem moderação. Por esse motivo, a Energisa tem reforçado as orientações de segurança à comunidade, com o intuito de conscientizar sobre as práticas mais comuns nesse período que aumentam os riscos de acidentes envolvendo eletricidade.

“Apesar de não haver novidades nas principais orientações, é importante reforçar, porque muitas pessoas ainda se colocam em situação de risco improvisando com extensões, ligações provisórias e adaptações para instalar uma iluminação diferenciada ou até um equipamento de som. São pequenos descuidos que podem acabar com a alegria da festa e custar uma vida”, alerta Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste.

De forma didática, Rodrigo destaca as principais situações de risco e como evitá-las: para quem vai se reunir em chácaras, sítios ou celebrar em áreas abertas, o principal problema é com as instalações temporárias para iluminar ambientes externos. Isso porque há quem use extensões, benjamins para vários equipamentos e até fios desencapados para improvisar e “puxar energia”.

“Além disso, esses serviços são executados por amadores que, sem os devidos conhecimentos técnicos, se expõem ao risco de provocar um curto-circuito, sofrer um choque elétrico e até um acidente fatal é muito grande”, complementa Rodrigo.

Aos adeptos às piscinas nesse calorão fica mais um alerta: nunca manuseie equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem usar calçados.

Por fim, se a tradição inclui celebrar a chegada do novo ano com fogos de artifício, a segurança exige que tudo isso seja feito longe da rede elétrica. “Seja na área urbana ou rural, não se deve, em hipótese alguma, soltar fogos na direção de postes e equipamentos de energia. Além do risco à vida, essa prática pode provocar a interrupção no fornecimento de energia de milhares de pessoas, inclusive de serviços essenciais”, reforça o coordenador. Vale ressaltar que em algumas cidades, é proibido soltar fogos de artifício.

Serviço
Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, a comunidade deve contatar a Energisa pelos canais de atendimento:

Josiane do Carmo Ferreira CamposAnl Comunicacao III – C-GERÊNCIA
DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Setembro Verde: “Esporte em Ação é Inclusão” promove integração entre estudantes em Adamantina

22/09/2026   17h46 Atividade será realizada amanhã dia 23 de setembro, no Campus 3 da FAI, e reunirá estudantes da rede municipal e alunos da APAE

AVISO IMPORTANTE À POPULAÇÃO

22/09/2026   16h52 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o telefone 192 voltou a funcionar normalmente após a solução

Adamantina recebe palestra sobre Sensibilização Social e Inclusão das Pessoas com Deficiência

22/09/2026   16h45 Atividade será realizada nesta quinta-feira dia 24 de setembro, no Anfiteatro Fernando Paloni, e terá como palestrante a coordenadora do Programa Meu Emprego

00:00