Enfermagem celebra o Dia do Enfermeiro em evento virtual

22/05/2020 19h45

Encontro foi realizado pelo Google Meet, pelo qual tem sido possível a interação e participação da comunidade acadêmica durante a pandemia

 

Por Daniel Torres
Colaborou: Prof.ª Ma. Franciele Cardim Cordioli

A coordenação do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) promoveu, no último dia 12, um encontro por videoconferência com professores e alunos de todas as turmas para uma homenagem em comemoração ao Dia do Enfermeiro e ao Mês da Enfermagem.

“Essas atividades reforçam a importância da formação profissional e criam mecanismos para a participação dos alunos, mesmo que de forma virtual. O encontro foi realizado pelo Google Meet, [pelo qual] é possível a interação e participação da comunidade acadêmica durante a pandemia”, informou a Prof.ª Ma. Franciele Cardim Cordioli, coordenadora do curso.

Foram desenvolvidos vídeos por alunos com imagens das atividades acadêmicas em ambientes de realização das aulas teóricas e práticas de estágios, apresentação e leitura de estudantes com textos e cartazes. Cada termo organizou e apresentou sua homenagem no ambiente virtual.

“Estamos organizando o planejamento de um evento virtual ‘mesa redonda’ para as próximas semanas, aguardando a confirmação do convite aos moderadores para discussão do papel da enfermagem na assistência primária à saúde – atenção básica e atenção hospitalar – com a participação da comunidade acadêmica local e entidades do município”, adiantou a coordenadora.

Neste ano em especial, todos os profissionais de saúde, incluindo os enfermeiros, têm sido destaque no mundo inteiro por estarem na linha de frente das ações de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“À frente dessa atual luta contra um agente biológico e de muitas outras vivenciadas ao longo da história, mais de 2,2 milhões de profissionais estão dando o seu melhor na profissão. Lutar pela enfermagem é lutar pelo Brasil. O futuro reserva grandes possibilidades e impulsiona reflexões, estimula lideranças a lutar por jornadas semanais de trabalho e salários dignos as categorias da enfermagem “, salientou Franciele Cordioli.

O enfermeiro
A enfermagem apresenta à sociedade e aos governos a importância e valorização do profissional como um agente integrador da equipe multiprofissional e de quem está na linha de frente.

“Em especial aos nossos professores enfermeiros e a todos do curso de Enfermagem que há anos formam profissionais para o futuro e pessoas para a vida, nossa admiração e respeito a todos vocês que são exemplos de amor à profissão, dedicação, motivação, inspiração e respeito. Aos nossos alunos que estão vivendo a experiência da pandemia e acompanhando os desafios e exemplos de profissionalismo e dedicação à profissão que escolheram, e que estejam em busca dos objetivos e projetos de vida”, evidenciou Franciele.

Segundo ela, o curso de Enfermagem da UniFAI atua na formação de profissionais enfermeiros ao longo de três décadas, reconhecida na região pela tradição na construção e formação de alunos para o exercício da profissão com competências e habilidades. “A oferta de postos de trabalho no mercado está em expansão, na medida em que a expectativa de vida da população brasileira tem aumentado e as necessidades de assistência à saúde se multiplicado”, emendou.

foto: Encontro se deu por videoconferência com professores e alunos de todas as turmas do curso para homenagens em comemoração ao Dia do Enfermeiro e ao Mês da Enfermagem

foto: Arquivo Pessoal

Central de Comunicação
Diretora da Divisão de Comunicação:
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Redação
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Centro Universitário de Adamantina (UniFAI)

“Celebrar de Natal” acontece nesta sexta-feira (19) na praça Elio Micheloni

19/12/2025    16h04 Programação tem início às 19h Hoje (19), a partir das 19h à praça Elio Micheloni recebe o “Celebrar de Natal”. A programação

Vivaleite ultrapassa 1,4 milhão de litros distribuídos na região de Presidente Prudente em 2025

18/12/2025   17h43 Governo de São Paulo destinou R$ 7 milhões para garantir a entrega do leite em municípios da região O Vivaleite, maior programa de

FAI entra em recesso de fim de ano a partir de 20 de dezembro

18/12/2025    16h24 Atividades retornam no dia 5 de janeiro Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina entrará em recesso das atividades administrativas a partir deste

00:00