Enfermagem da UniFAI atua em campanha de vacinação contra a Covid-19

14/05/2021 17h39

Turma do 7º termo junto à supervisora de estágio aplicaram quase 1,5 mil doses durante 17 dias de participação nas ações coletivas de saúde pública

Por Priscila Caldeira
Colaborou: Profª Liliana Parisoto e Profª Franciele Cordioli

Estudantes do 7° termo do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) e a supervisora de estágio, Prof.ª Especialista Liliana Cristina Tino Parisoto, participaram ativamente na aplicação das doses de vacina contra Covid-19 no Centro Integrado de Saúde (CIS) durante as últimas semanas. De 20 de abril a 06 de maio, foram aplicadas cerca de 350 doses de vacinas por dia, totalizando 1440.

A equipe atuou no sistema driv-thru, para a população maior de 60 anos, além dos profissionais de saúde. Para isso, foi imunizada e orientada a seguir rigorosamente o protocolo de segurança.

“A enfermagem tem papel fundamental e indispensável na atuação em salas de vacinas: acompanha, supervisiona a equipe de enfermagem e tem competência técnica, científica e administrativa para o planejamento, execução e avaliação do processo de trabalho nas campanhas de vacinação, em especial à Covid-19 que está acontecendo conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI) destinado aos grupos prioritários”, ressalta a coordenadora do curso de Enfermagem da UniFAI, Prof.ª Ma. Franciele Cordioli.

Predominantemente formada por mulheres, a turma atuou na rede municipal de saúde por meio da aplicação do conhecimento sobre manutenção e conservação dos imunizantes, “propiciando à população uma assistência eficiente e cumprindo com as metas esperadas do plano de imunização preconizado pelas políticas públicas de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS)”, completa a docente.

De acordo com a supervisora de estágio, Prof.ª Liliana, a vacinação contra a Covid-19 tem contribuído para o domínio de outras habilidades, como a conscientização da população para a importância das medidas de proteção contra a doença nesse momento histórico para a sociedade.

“Esses futuros profissionais de Enfermagem desenvolvem experiências de um trabalho qualificado e de colaboração com a comunidade, pois além do valor social e da experiência que a iniciativa proporciona, é uma oportunidade de complementar o conhecimento teórico e prático sobre administração e aplicação de imunizantes. É uma satisfação enorme poder ajudar as pessoas e muito encorajador para todos que estão envolvidos nesse desafio presente, na construção de um futuro melhor”, finaliza Liliana.

Os grupos seguem um rodízio nas escalas de estágios e, a partir de algumas semanas, haverá a participação de mais turmas na campanha de vacinação no âmbito do SUS.

Fotografia: Arquivo Pessoal
Turma, predominantemente formada por mulheres, colabora com comunidade na administração e aplicação de imunizantes em Adamantina

Central de Comunicação
Diretor da Divisão de Comunicação
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Redação 
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Centro Universitário de Adamantina (UniFAI)

Adamantina – Boletim Informativo Covid-19

15/06/2021 16h44 Conforme informações da Vigilância Epidemiológica, esses dados são referentes aos dias 14  de junho. Os 10 leitos de UTI, são 9 do SUS e um particular/convênio.

Técnicos do Euroclima+ participam de capacitação pelo Senar

15/06/2021 16h28 Curso ocorreu de 24 a 28 de maio  Por Vanessa Ribeiro dos Santos Alonso Revisão de Priscila Caldeira De 24 a 28 de maio,

Lucélia – Atualização de casos Covid-19

15/06/2021 16h23 Dados atualizados nesta terça-feira, 15 de Junho. Desde o início da Pandemia, são 1647 casos positivos de COVID-19 no município de Lucélia. Atualmente

00:00