Engenharia Civil e Agronomia da FAI realizam visita técnica na Usina de Itaipu

06/05/2025 16h26

Atividade ocorreu em 25 de abril, com acompanhamento de docentes

Por Priscila Caldeira




Os cursos de Engenharia Civil e Agronomia do Centro Universitário de Adamantina realizaram uma visita técnica, no último dia 25, na Usina Hidrelétrica de Itaipu e no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

Alunos de todos os termos da engenharia civil e do último ano de Agronomia participaram da atividade, acompanhados do Prof. Dr. Osmar Pereira da Silva Junior, da Prof.ª Me. Bruna Ragassi Pereira da Silva e do Prof. Dr. Alexandre Rodrigues Simões.

Conforme o coordenador do curso de Engenharia Civil, Prof. Dr. Osmar Pereira da Silva Junior, a realização da visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu foi de fundamental importância para o aprendizado dos alunos por proporcionar uma vivência prática e direta com uma das maiores obras de engenharia do mundo.

Durante a visita, os estudantes puderam compreender, de forma aplicada, conceitos relacionados à geração de energia, estruturas de contenção, hidráulica, fundações, barragens, operação de turbinas e gestão de grandes empreendimentos de infraestrutura.

“Além disso, a atividade permitiu o contato com aspectos multidisciplinares da engenharia, promovendo a integração entre teoria e prática, a valorização do conhecimento técnico e o estímulo à visão crítica e analítica. Tais experiências são essenciais para a formação de profissionais mais preparados, atualizados e conscientes da responsabilidade técnica e ambiental que envolve grandes projetos de engenharia”, avalia o docente.

Para João Paulo Granata Borges, do 9º termo de Engenharia Civil, a visita foi uma experiência “ímpar”. “Poder conectar a teoria e a prática e ver de perto a grandiosidade da engenharia aplicada em todos os setores (estrutural, planejamento, hidráulica), de forma integrada ampliou muito minha visão sobre o papel do engenheiro civil. Agradeço ao coordenador Osmar Pereira, ao professor Alexandre Simões e à professora Bruna Ragassi pela iniciativa, dedicação e por poderem nos proporcionar uma experiência tão valiosa para nossa formação profissional”, afirma.

A estudante do 9º termo de Agronomia, Gabrielly de Souza Silva, também relata a oportunidade de presenciar “uma das enormes potências” que se tem no país, com uma visão além da produção.

“Também presenciamos o cuidado e preocupação com a fauna e flora presente na região, instrutores bem preparados, que puderam esclarecer a importância, funcionamento e objetivo de toda estrutura que visitamos”, finaliza.

 

Crédito das fotos: Arquivo pessoal
Legenda: Alunos de Engenharia Civil e de Agronomia participaram da visita acompanhados por docentes

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Centro Universitário de Adamantina

Alunos de Engenharia Civil da FAI desenvolvem projetos para as entidades em parceria com a AEAANAP

12/12/2025    16h25 No dia 6 de dezembro, estudantes, profissionais e autoridades participaram de um estudo de casos realizado na sede da AEAANAP Por Jéssica

Energisa -Nota à Imprensa – chuva forte na região

12/12/2025   16h19 A Energisa informa que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia para os clientes afetados pela forte chuva que caiu na região,

Papai Noel chegará em Adamantina na segunda-feira (15) no Paço Municipal

12/12/2025    16h16 Musical “Natal Brasileiro” será apresentado no dia 18 de dezembro no Parque dos Pioneiros; alteração é decorrente da condição climática prevista para

00:00