Ensino Médio 2024: mais de 435 mil alunos devem optar por itinerário formativo até 15/9

29/08/2023 15h43

A escolha deve ser feita durante o processo de rematrícula; escolas estaduais de SP estão aptas a auxiliar os adolescentes na escolha

Ter, 29/08/2023 – 11h31 | Do Portal do Governo

Escolha baseará a vida escolar desses alunos nas próximas etapas do Ensino Médio

Estudantes do Ensino Médio da rede estadual têm até o dia 15 de setembro para optar por um dos três itinerários formativos disponíveis nas unidades da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). O processo ocorre durante a rematrícula para o ano letivo de 2024 e deve ser feito por 435 mil estudantes matriculados na 1ª série desse ciclo. A escolha baseará a vida escolar desses alunos nas próximas etapas do Ensino Médio.

A reformulação da grade do Ensino Médio, que passa a ter três opções de aprofundamento, em contrapartida às 12 existentes até este ano, é uma resposta da Seduc-SP a uma demanda de professores e estudantes e foi anunciada na volta às aulas para o segundo semestre.

No novo modelo, os alunos devem optar por um dos três itinerários formativos, que são: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, oferecidos em todas as 3.700 escolas com alunos do Ensino Médio, ou ainda o Ensino Técnico, ofertado em 1.200 unidades da rede. A opção deve ser feita no site da Secretaria Escolar Digital (SED).

Além disso, a reformulação incluirá as chamadas disciplinas de caráter comum, que serão cursadas por todos os alunos a partir da 1ª série dessa etapa escolar, entre elas as de educação financeira, projeto de vida e redação e leitura. A formação geral básica, que engloba disciplinas tradicionais como matemática e língua portuguesa, continuará presente em todas as séries.

“Nós chegamos a essa reformulação com base em uma escuta ativa da rede, levando em consideração o estudante e sua formação como centro das nossas decisões. Todas as nossas 91 Diretorias de Ensino têm orientado os professores para que sejam apoio dos nossos alunos durante esse processo de escolha. Aqueles adolescentes que ainda têm dúvidas sobre qual dos três itinerários seguir podem contar com suas escolas, que estão aptas para oferecer esse suporte”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.

No Ensino Técnico, terão prioridade na escolha alunos já matriculados nas unidades que oferecerão a modalidade. No total, são dez áreas de formação disponíveis na rede, mais 23 opções por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além das turmas que têm aulas com professores do Centro Paula Souza.

Diante de eventual aumento da demanda para os itinerários de formação técnica, terão preferência na escolha os alunos que atenderem a três critérios, com igual peso para cada um deles:

  1. Média das notas em português e matemática da Prova Paulista nos dois primeiros bimestres de 2023;
    2. Média de frequência escolar durante o primeiro semestre;
    3. Menor distância entre a residência do aluno e a escola estadual escolhida (sendo que menor distância resultará em maior pontuação).

Informações completas sobre os três itinerários estão disponíveis no portal do Ensino Médio paulista.

Matrícula 2024

As inscrições para matrícula e rematrícula dos estudantes na rede estadual de ensino de São Paulo devem ser feitas até o dia 15 de setembro.

No caso dos alunos ingressantes na rede, o responsável legal ou um indivíduo maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual, ou no balcão de atendimento do Poupatempo. É necessário apresentar o RG, histórico escolar e comprovante de residência.

Aqueles que optarem pelo método virtual de inscrição devem acessar a plataforma SED (sed.educacao.sp.gov.br). A divulgação da escola com a vaga disponível será feita a partir do dia 11 de dezembro, no ambiente da SED e também nas secretarias das escolas.

Os alunos que já estão matriculados nas escolas estaduais devem ter sua rematrícula registrada diretamente na SED, seja através do perfil do responsável ou do estudante maior de 18 anos. A orientação vale para alunos de todos os níveis de ensino. Para isso, basta acessar a seção Gestão Escolar > Matrícula > Rematrícula. Em caso de dúvidas, a família ou o estudante pode buscar suporte presencialmente na escola de origem.

Docente de Ciências Contábeis da FAI desenvolve pesquisa sobre crédito rural e sustentabilidade da agricultura familiar em doutorado

23/06/2026  10h23 Sandra Nogueira dos Santos possui um histórico de forte ligação institucional com a FAI, onde se graduou em Administração e atuou por anos

DER-SP realiza leilão de veículos, máquinas e equipamentos nos dias 30 de junho e 1º de julho

23/06/2026   11h18 Lotes serão comercializados exclusivamente on-line e incluem bens localizados nas unidades de Bauru, Assis, Araçatuba e Presidente Prudente  REPRODUÇÃO DER/SP   O Departamento

Polícia Militar de SP inscreve para 2 mil vagas de soldados; veja requisitos e etapas do concurso

23/06/2026   11h05 Entre requisitos estão ter concluído o ensino médio ou equivalente e ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e

Governo enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI

23/06/2026   10h48 Executivo discutiu com Motta texto de microempreendedores individuais Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil Publicado em 23/06/2026 – 10:18 Brasília O

00:00