Entre cores e sorrisos, alunos de Odontologia da FAI ampliam acesso à saúde bucal infantil com atendimentos gratuitos
26/03/2026 17h52
Sob supervisão docente, alunos atentem crianças de toda a região em um ambiente lúdico e acolhedor
Por Jéssica Nakadaira




Um dos destaques do curso de Odontologia do Centro Universitário de Adamantina (FAI) são as atividades práticas da disciplina de Odontopediatria.
As consultas, realizadas pelos alunos sob supervisão docente, ocorrem nas clínicas da instituição e têm como objetivo oferecer tratamento especializado gratuito para crianças da região, auxiliando na redução das filas do sistema público de saúde.
A estratégia de humanização adotada pelos estudantes é outro diferencial. Com capricho, eles decoram integralmente as salas de atendimento com temas lúdicos.
A iniciativa visa reduzir a ansiedade infantil e transformar o ambiente clínico em um espaço acolhedor, facilitando a adesão dos pequenos pacientes aos procedimentos, que incluem desde limpezas preventivas até tratamentos mais complexos.
Segundo a coordenadora do curso, Prof.ª Dra. Lihtiene Ribeiro Castilho Padula, a prática é fundamental para a formação acadêmica e para o papel social da instituição. “A disciplina permite que o aluno desenvolva a sensibilidade necessária para lidar com o paciente infantil. Ao decorarem as salas e utilizarem uma abordagem lúdica, eles compreendem que o cuidado vai muito além da técnica clínica; trata-se de construir confiança e promover saúde com dignidade”, afirma.
A atividade destaca os números expressivos da instituição que, no último ano, contabilizou quase 9 mil atendimentos odontológicos gratuitos. Com investimentos próprios em materiais de alta qualidade e infraestrutura, a FAI é reconhecida como um braço essencial da saúde pública em Adamantina, oferecendo tratamentos odontológicos integrados.
Crédito das fotos: Jéssica Nakadaira
Legenda: A atividade destaca os números expressivos da instituição que, no último ano, contabilizou quase 9 mil atendimentos odontológicos gratuitos
Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Gustavo Amaral – MTb.: 0097737/SP
Centro Universitário de Adamantina