Equipe da secretaria de saúde de Adamantina recebe prêmio Luiza Matida em São Paulo
26/10/2023 17h40
Da região, apenas Adamantina receberá o prêmio
Na manhã de ontem (25), foi realizada a cerimônia de premiação do prêmio Luiza Matida. Adamantina foi premiada pelo segundo ano consecutivo. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, apenas 30 foram contemplados com prêmio duplo. Da região, apenas Adamantina receberá o prêmio.
Participaram da solenidade, a secretária de saúde, Franciele Anselmo de Campos, Myrian Rocha Prado, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiologia e Angélica Maciel Iurrino, enfermeira responsável pelo ambulatório de Infectologia.
“Gostaria de agradecer a todos os funcionários da secretaria de saúde, pois são eles que todos os dias se dedicam para que juntos possam oferecer a todos os pacientes sempre um atendimento humanizado”, afirma Franciele Anselmo de Campos.
A premiação foi entregue durante a 8ª semana paulista de mobilização contra a sífilis e sífilis congênita que aconteceu na capital paulista. O município foi premiado, pois atingiu os indicadores selecionados para evitar que as gestantes transmitam o HIV e/ou Sífilis aos bebês.
Adamantina atua tanto na prevenção quanto na identificação dos casos de gestantes que possuem a doença. Para isso, durante o pré-natal, as grávidas são submetidas ao teste.
Caso seja positivo, o tratamento já tem início a fim de evitar que a doença seja transmitida ao bebê, pois a criança que nasce com Sífilis deve ser acompanhada até os dois anos de idade. Devido às ações, Adamantina tem conseguido controlar o aparecimento dos casos.
Todos os casos recebem acompanhamento nas Unidades de Saúde, onde são tratadas com medicação específica e acompanhamento rigoroso de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e são notificados à Vigilância Epidemiológica, que também realiza o acompanhamento dessas gestantes.